Brasil perde para o Chile e está fora da final masculina do handebol do Pan de Lima/Peru
- Cláudio Moura
- 5 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Arte, site Tchê Esportes
Pela primeira vez na história do handebol masculino, independetemente de faixa etária, o Brasil foi derrotado pelo Chile numa das semifinais do torneio de handebol dos Jogos Pan-Americanos de Lima/Peru. Foi um domingo fatídico para o handebol nacional, onde mais uma vez a seleção mostrou-se apática e irregular, o que foi uma tônica do Brasil desde a fase de grupos.
Já durante a execução dos hinos nacionais, a imagem contrastava entre os brasileiros sérios e os chilenos confiantes. Era um prenúncio do que ocorreria a seguir. O goleiro Felipe Barrientos, de 37 anos, e há 19 titular no arco chileno, foi a grande figura do jogo, parando espetaculares 19 bolas do ataque brasileiro.
A partida foi disputada. Não foi um banho de bola da equipe transandina, mas, no entanto, o Brasil foi irregular várias vezes na defesa, que foi o ponto fraco da seleção no Pan. Em uma partida em que seu adversário está em uma noite inspirada, não são permitidos erros primários em sequência.
A noite foi amarga. O Brasil perdeu ao final por 32 a 29, depois de ter chegado ao empate na metade do segundo tempo. Na outra semifinal, a Argentina passou com extrema faclidade pelo México com um placar de 34 a 14.

A seguir, um resumo da partida feita pelo site "Surto Olímpico"...
Em uma atuação extremamente apática e sem inspiração, a Seleção Brasileira decepcionou e foi derrotada na noite deste domingo (4) pelo Chile por 32 a 29, dando adeus à possibilidade de medalha de ouro no Pan de Lima e complicando muito a possibilidade de participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
O grande destaque do jogo foi o goleiro chileno Barrientos, que fez incríveis 19 defesas na partida. No ataque, o principal nome foi o ponta-direita Daniel Ayala com 7 gols em 8 arremessos tentados.
Em uma tacada só, o Chile conseguiu dois feitos: Vencer o Brasil pela primeira vez e chegar a uma final inédita na história dos Jogos Pan-Americanos. Já o Brasil fica apenas pela segunda vez fora da final, já que a única vez havia sido em 1987.
A derrota complicou muito as chances brasileiras de classificação para Tóquio. Para garantir vaga no Pré-Olímpico, o Brasil terá que torcer para o Egito vencer o Campeonato Africano e para que uma destas seis seleções conquista o Campeonato Europeu em janeiro do ano que vem: Noruega, França, Alemanha, Suécia, Croácia ou Espanha.
Na decisão do ouro, o Chile enfrentará a Argentina, que venceu na outra semifinal o México por 34 a 14. As duas seleções garantiram ao menos uma vaga no Pré-Olímpico do próximo ano.

Resultados dos cruzamentos de quinto a oitavo lugares e das semifinais...
Cuba 36 x 12 Porto Rico (cruzamento de quinto a oitavo lugares)
Estados Unidos 22 x 16 Peru (cruzamento de quinto a oitavo lugares)
Semifinais
Chile 32 x 29 Brasil
Argentina 34 x 14 México
Galeria de fotos de Brasil x Chile...







