Brasil estreia com vitória no torneio feminino dos Jogos Esportivos Pan-Americanos de Lima/Peru
- Cláudio Moura
- 25 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Arte, site Tchê Esportes
O Brasil começou com uma convincente vitória sua participação no torneio feminino de handebol dos Jogos Esportivos Pan-Americanos de Lima/Peru, na noite de quarta-feira, 24 de julho. O adversário foi Cuba pelo grupo A.
As cubanas chegaram a apresentar alguma resistência até os 20 minutos do primeiro tempo, inclusive estando à frente do placar em alguns momentos. Porém, o maior volume de jogo no ataque acabou dando uma vantagem de quatro gols ao Brasil no intervalo.
O time brasileiro comandou a partida na segunda etapa e chegou a estar 11 gols à frente de Cuba, que com uma seleção muito forte fisicamente parece ter cansado e não conseguiu se recuperar no placar. Vitória brasileira sobre a segunda seleção mais forte do seu grupo.

Bruna de Paula, armadora central, e melhor em quadra pelo Brasil

A seguir, detalhes da partida entre Brasil e Cuba com a cobertura do site globoesporte.com...
O início preocupou. Diante da intensidade cubana, o Brasil sofria para armar suas jogadas e para segurar o ataque rival. Foi assim durante boa parte do primeiro tempo. Aos poucos, porém, o time brasileiro conseguiu, enfim, fazer seu jogo. Na estreia em Lima, bateu Cuba até com certa facilidade por 29 a 20. De quebra, ampliou sua invencibilidade em Jogos Pan-Americanos para 32 jogos. Lá se vão 24 anos sem saber o que é perder...
A última derrota brasileira foi no dia 20 de março de 1995, nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata. O algoz foram os Estados Unidos, em derrota por 30 a 26, nas semifinais daqueles jogos. Desde então, são 30 vitórias e um empate. Foi o 27º triunfo seguido.
O Jogo
Cuba começou pressionando. As caribenhas tentaram surpreender o Brasil com um ritmo forte e saíram na frente, abrindo 2 a 0. Bruna fez o time brasileiro chegar ao empate, mas as cubanas voltaram a abrir e fizeram 5 a 3. A seleção tinha problemas para vencer a forte marcação cubana, mas não demorou a se acertar lá atrás.
Duda fez 7 a 6 e colocou o Brasil pela primeira vez à frente no jogo. A equipe do espanhol Jorge Dueñas abriu vantagem, mas viu as rivais voltarem a pressionar. Ainda assim, fechou o primeiro tempo com 14 a 9.
Na volta à quadra, o Brasil não demorou a ampliar a vantagem. A pressão de Cuba já não surtia efeito. A diferença no placar aumentou, e o Brasil passou a controlar a partida sem muitos problemas. Jorge Dueñas ainda deu espaço para que as jogadoras reservas tivessem mais tempo de quadra antes do fim da partida: 29 a 20.

Resultados da primeira rodada do handebol feminino...
Grupo A
Porto Rico 23 x 9 Canadá
Brasil 29 x 20 Cuba
Grupo B
República Dominicana 46 x 16 Peru
Argentina 26 x 15 Estados Unidos
O Brasil volta à quadra hoje, 25 de julho, às 22h e 30min, diante do Canadá.
Obs: os jogos dos torneios de handebol só terão geração oficial para a TV e Internet, pela promotora dos Jogos, nas semifinais e nas disputas por medalhas, contrariando o que havia sido divulgado anteriormente.

Galeria de fotos, Brasil x Cuba







