Seleção masculina encerra fase de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Lima num amistoso
- Cláudio Moura
- 23 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020


Brasil e Estados Unidos fazem na noite desta terça-feira, às 20h, no Ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo/SP, o segundo amistoso de uma série de dois. No último sábado, 20 de julho, o Brasil venceu a primeira partida por 27 a 25, depois de terminar o primeiro tempo com uma derrota parcial de 14 a 11.
A equipe brasileira fez um péssimo primeiro tempo. O pivô Tchê perdeu três gols na cara do goleiro Leandrão, que foi convidado pelos Estados Unidos para substituir o um dos goleiros, que estava fortemente gripado. O outro arqueiro estadunidense está disputando o Mundial Junior, na Espanha. Leandrão, com 37 anos, ex-goleiro do São Bernardo, foi o melhor em quadra com 14 defesas.
Não bastasse o goleiro fechar o gol, o Brasil errou quatro arremessos com o arco estadunidense vazio, quando o adversário jogava com sete jogadores na linha. Independentemente do jogo ruim do Brasil, no primeiro tempo, confirmou-se que a equipe adversária está muito bem treinada e com uma defesa muito forte, que não lembra nem de longe a frágil seleção estadunidense de outrora. O time conta com alguns jogadores naturalizados e outros locais. Do grupo de 14 ateltas, só dois jogam nos Estados Unidos. Os demais atuam nas Ligas intermediárias da França, da Romênia e da Alemanha.

Foto da seleção antes da partida de sábado
O segundo tempo apresentou a seleção com um padrão de jogo mais próximo do que ela vem apresentando nos últimos anos. Melhorou o trabalho da defesa e o Brasil voltou a fazer gols de contra-ataques e com movimentos bem elaborados. Os Estados Unidos mantiveram o bom desempenho do primeiro tempo.
Com as modificações feitas pelo técnico Washington Nunes, e equipe teve um desempenho satisfatório e conseguiu empatar e chegou a livrar seis gols aos 24 minutos. Fábio Chiuffa, ponteiro direito foi ao melhor do Brasil no jogo. O goleiro Ferrugem fez um bom segundo tempo parando sete ataques do adversário.
É esperado que hoje o Brasil jogue com a sua seleção titular e que faça menos experiências. Se isso ocorrer, a seleção tem chances de obter uma vitória mais tranquila na noite de hoje. Os Estados Unidos não estão no grupo do Brasil, mas podem ser adversários numa semifinal em Lima. Eles estão no grupo de Cuba, Chile e Argentina, enquanto o Brasil joga contra México, Peru e Porto Rico, um grupo teoricamente mais fácil.

O Brasil sofreu uma grande baixa na fase de treinamentos, em São Bernardo do Campo/SP. José Toledo (foto acima), titular da lateral direita sofreu uma lesão em um dos joelhos e foi cortado da equipe que vai a Lima. O jogador que deve substituí-lo é Raul Nantes, que é destro, mas está acostumado a jogar na posicão. Estará no grupo Oswaldo Guimarães, reserva de José Toledo, bom jogador, mas considerado baixo para a posição: um metro e oitenta de altura.
A lista oficial com os 14 jogadores que seguem para Lima nos próximos dias deve ser divulgada amanhã. O Brasil estreia nos últimos dias de julho, buscando o tetracampeonato da competição e a vaga continetal para Tóquio/2020. Argentina e Chile têm chances de conquistar a vaga; Cuba e Estados Unidos correm por fora.

Grande parte do grupo que esteve na fase de treinamentos no Brasil

Obs: não foram encontradas fotos da partida de sábado, nem no site do CBHb.