top of page
Buscar

Selecão masculina adulta entra na fase final de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Lima/Peru

  • Cláudio Moura
  • 16 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

Está chegando a hora da definição do grupo que vai a Lima, no Peru, no final do mês de julho, para tentar, nos Jogos Esportivos Pan-Americanos, a única vaga continental para a Olimpíada de Tóquio/2020.

A segunda etapa de treinamentos, dessa vez já com bola, em Taubaté, terminou no sábado, 13 de julho. A comissão técnica avalia como muito bom os trabalhos técnicos e táticos. O técnico Washington Nunes terá a dura missão de cortar sete jogadores de um grupo muito bom. Só 14 atletas podem ser escritos na competição.

O grupo se reapresenta na terça-feira, 16 de julho, agora em São Bernardo do Campo/SP, sede do Centro de treinamentos da CBHb, para a última etapa de preparação. A novidade será a realização de dois amistosos contra os Estados Unidos no sábado (20) e na terça-feira (23). Serão ótimos testes, pois a seleção estadunidense obteve uma sensível melhora no seu padrão jogo no último ano.

A seguir, matéria completa sobre os trabalhos da seleção masculina, feita pela Assessoria de Imprensa da CBHb...

A Seleção Brasileira Masculina encerrou mais uma etapa da fase de treinamentos visando aos Jogos Pan-Americanos de Lima no final do mês de julho. A equipe deixou a cidade de Taubaté-SP, onde permaneceu por três semanas e, a partir de terça-feira, 16, recomeça os treinos na cidade de São Bernardo do Campo. No cronograma da etapa, o Brasil faz dois jogos amistosos contra os Estados Unidos, o primeiro no sábado, 20, e o segundo na terça-feira, 23.

Esta será a última etapa de treinamentos no Brasil antes de seguirem viagem para Lima. Durante o campeonato, a Seleção também continuará com seu treinamento. No grupo dos brasileiros nos Jogos, o B, os adversários são México, Porto Rico e o dono da casa, Peru. Já no grupo A são Estados Unidos, Cuba, Argentina e Chile. O objetivo é garantir a vaga olímpica nos Jogos Pan-Americanos para não ter de enfrentar o Campeonato Pré-Olímpico.

“Foi uma fase muito intensa, a maioria dos treinos com bola, já diferente da outra que foi apenas física. Uma fase bastante proveitosa para resgatar um pouco do que a gente já vinha fazendo e colocar ritmo no nosso trabalho, pois fazia algum tempo que não tínhamos contato com bola. Saímos da fase cansados, mas com um resultado bastante positivo e já pensando na semana que vem”, comenta Haniel Langaro, armador esquerdo do Dunkerque Handball, da França.

Felipe Borges, experiência na ponta esquerda do Brasil

Para Washington Nunes, técnico da Seleção, essa segunda etapa ainda deu continuidade à preparação física, mas foi direcionada aos trabalho em quadra pautado nas capacidades táticas do jogo com bastante volume e intensidade, o que significa um desgaste físico alto. Trabalharam defesa 5:1 e 6:0, ações de transição e ataques sobre diferentes sistemas defensivos, diferentemente da primeira etapa que o objetivo principal foi o desenvolvimento das capacidades físicas em treinamento diversificado, incluindo as ações com bola.

“Avaliação é bastante positiva, o grupo está muito concentrado, bastante focado com um grau de comprometimento muito alto e acreditamos que a terceira fase agora vai ser a de limpeza. Fazemos o trabalho de polimento, fazemos o trabalho tático com menos volume, com menos intensidade para o trabalho de prontidão”, analisa Washington Nunes

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, a comissão técnica poderá contar com 14 atletas apenas. Para a fase de treinamentos, foram 21 nomes convocados sendo que a base da lista, participou do Campeonato Mundial na Alemanha e Dinamarca em janeiro deste ano. A comissão tem alguns dias restantes para observar e avaliar os jogadores para a convocação final.

José Toledo, força na lateral direita do Brasil

Agenda da Seleção

Fase de treinamento em São Bernardo do Campo-SP: 16 a 27 de julho.

Jogos Pan-Americanos de Lima: 28 de julho a 06 de agosto.

Com informações e fotos da CBHb.

 
 
 
bottom of page