Seleção feminina adulta é convocada para fase de treinamentos no Brasil
- Cláudio Moura
- 17 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

O técnico Jorge Dueñas convocou na última sexta-feira, 14 de junho, as 21 atletas que ele observará durante os primeiros 20 dias de julho em duas fases de treinamentos, no Brasil, para selecionar as 14 jogadoras que farão parte do grupo que representará o Brasil nos Jogos Esportivos Pan-Americanos, em Lima/Peru, entre 24 e 30 de julho.
O Brasil tentará o hexacampeonato da competição, o que garantiria a sexta participação consecutiva da seleção nacional em Olimpíadas. Contando com um grupo que mescla jogadoras experientes e jovens, o Brasil é disparado o maior favorito para conquistar mais um título. A Argentina, que melhorou muito o seu padrão de jogo nos últimos quatro anos, corre por fora com pequenas chances.
Duda Amorim (foto abaixo), eleita a melhor jogadora do mundo em 2014 e pentacampeã europeia pelo Gyor, da Hungria, continua sendo a principal "estrela da companhia". O torneio feminino em Lima será o primeiro a começar, em 24 de julho, dentre os esportes coletivos.

Foto de arquivo

A seguir, informações adicionais sobre a convocação da seleção brasileira feminina, via site Sete Metros, handebol total...
Convocacão e surpersas na convocação...
Definida as 21 jogadoras que se encontram dia primeiro de julho em São Bernardo do Campo, São Paulo para a preparação final visando os Jogos Pan-Americanos de Lima.
Jorge Dueñas mexe na equipe e novos e conhecidos nomes têm a oportunidade de vestir a amarelinha e brigar por uma das 14 vagas para o Pan, que classifica apenas uma seleção aos jogos olímpicos do Japão/2020.
Ana Paula recuperada, reforça a primeira linha da seleção. Adriana “Doce” Castro volta à seleção após enorme sequência de temporadas na Espanha. Carol Minto, tem mais uma chance na lateral direita e a dupla do Málaga (Espanha), Isabelinha e Isaura, vêm ganhando cada dia mais espaço. A ponta esquerda Ana Claudia do Pinheiros, é a única convocada que atua no Brasil.

O grupo convocado...
Goleiras: Bárbara Arenhart [Vaci Noi Kezilabda - Hungria], Gabriela Moreschi [Fleury Loiret - França] e Renata Arruda [Bera Bera - Espanha].
Pontas Direita: Adriana de Castro [Bera Bera - Espanha], Isabelle Medeiros [Ricón Fertilidad Malaga - Espanha] e Mariana Costa [CS Gloria Bistrita - Romênia];
Armadoras Direita: Caroline Minto [Hsg Bensheim - Alemanha], Deonise Fachinello [Bourg de Péage - França];
Armadoras Central: Ana Paula Rodrigues [Rostov-Don - Rússia], Bruna de Paula [Fleury Loiret - França], Danielle Joia [Mks Piotrcovia - Polônia] e Patricia Matieli [MKS Zaglebie Lubin - Polônia];
Armadoras Esquerda: Eduarda Amorim [Gyor - Hungria], Jaqueline Anastácio [Magura Cisnadie - Romênia] e Samara Vieira [SCM Ramnicu Valcea - Romênia];
Pontas Esquerda: Ana Cláudia Bolzan [Esporte Clube Pinheiros - Brasil], Dayane Rocha [Molde HK - Noruega], Larissa Araújo [CSU Cluj Napoca - Romênia];
Pivôs: Elaine Gomes [Nantes Atlantique Handball - França], Isaura Menin [Rincón Fertilidad Malaga - Espanha] e Tamires de Araújo [HC Dunãrea Brãila - Hungria].
Comissão Técnica
Técnico: Jorge Dueñas
Auxiliar Técnico: Juan Carlos Aberasturi
Auxiliar Técnico: Cristiano da Rocha
Auxiliar Técnico: Sérgio Luiz Graciano
Fisioterapeuta: Jéssica Rocha
Médica: Pauline Bittencourt
Nutricionista: Julia Bargieri
Supervisor: Álvaro Casagrande
Diretor de Seleções: Fernando Pacheco

Em Lima, o Brasil está no grupo A junto a Cuba, Porto Rico e Canadá, que conseguiu a vaga ao vencer o Chile, a Guatemala e o México na Repescagem em março. No grupo B estão os Estados Unidos, a República Dominicana, a Argentina e o Peru.
Os jogos serão no Ginásio Polidesportivo 1, na Villa Deportiva Nacional - Videna. A Seleção Feminina além de disputar os Jogos de Lima, ainda no ano de 2019, entra em quadra em setembro na Semana Internacional e em dezembro, no Campeonato Mundial, no Japão.
Agenda da Seleção...
Fase de treinamento em São Bernardo do Campo-SP: 01 a 09 de julho.
Fase de treinamento em São Bernardo do Campo-SP: 14 a 20 de julho.
Jogos Pan-Americanos de Lima: 24 a 30 de julho.
