Selecão adulta masculina tem 21 atletas convocados para fase de treinamentos no Brasil
- Cláudio Moura
- 13 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

O handebol masculino vive os momentos decisivos antes da convocação final do grupo que irá a Lima, em julho e começo de agosto próximos, para tentar o Tetracampeonato dos Jogos Esportivos Pan-Americanos, que garante ao campeão a vaga olímpica continental a Tóquio/2020.
O Técnico Washington Nunes terá uma boa dor de cabeça para cortar sete dos vinte e um jogadores que ele terá para treinar no Brasil nos próximos dias. Nunca o handebol masculino brasileiro teve um grupo tão qualificado, isso sem falar que há outros pelo menos 20 jogadores que não estão no atual grupo e que poderiam representar perfeitamente o handebol brasileiro em disputas internacionais.
A seguir, matéria completa produzida pela Assessoria de Imprensa da CBHb...

A Comissão Técnica divulgou na tarde da quarta-feira, 12 de junho, a convocação da Seleção Brasileira de handebol Masculino. São 21 nomes atuantes em clubes europeus e brasileiros que vão iniciar no dia 22 de junho, a primeira fase de treinamentos visando aos Jogos Pan-Americanos de Lima. Segundo a agenda da Seleção, serão duas fases de treinamentos, a primeira em Taubaté-SP e a segunda em São Bernardo do Campo-SP. O último encontro da equipe foi em abril para treinamentos no Complexo Desportivo de Rio Maior, DESMOR, em Portugal.
Dos 21 atletas convocados para as fases de treinamentos, a comissão poderá contar com apenas 14 para disputar o Pan-Americano em julho o que, de acordo com Washington, é uma margem pequena e que não pode haver erro nas escolhas. A base dessa lista esteve presente na histórica campanha no Campeonato Mundial em janeiro quando alcançaram o inédito 9º lugar e, desde então, os atletas foram observados pela comissão.

O central João Pedro, do Benfica, de Portugal, vota à seleção
“Estamos trazendo o João, que depois de um bom período de recuperação do ombro, que ele fez uma cirurgia. Então, foi um retorno do João à uma condição que ele já tinha. E, de uma certa forma, a volta do Oswaldo que também não esteve no Campeonato Mundial, que estava machucado. Então, acho que de uma certa maneira, esse é o grupo que estamos trazendo para fazer um bom trabalho”, comenta o técnico.

Oswaldo Guimarães, lateral direito, que joga na Espanha
A Seleção
Goleiros: César de Almeida [Fenix Toulouse Handball – França], Leonardo Tercariol [BM Benidorm – Espanha], Rangel Rosa [Bidasoa Irun – Espanha];
Pontas Direitas: Fábio Rocha Chiuffa [Sporting Lisboa – Portugal], Rudolf Hackbarth [Esporte Clube Pinheiros – Brasil], Lucas Cândido [Taubaté/FAB / UNITAU – Brasil];
Armadores Direitos: José Toledo [Orlen Wisla Plock – Polônia], Oswaldo Guimarães [BM Granollers – Espanha];
Armadores Centrais: Henrique Teixeira [CSM Bucuresti – Romênia], Guilherme Valadão [Taubaté/FAB / UNITAU – Brasil], João Pedro da Silva [Benfica – Portugal];
Armadores Esquerdos: Haniel Langaro [Dunkerque Handball – França], Thiagus Petrus [FC Barcelona Lassa – Espanha], Thiago Ponciano [BM Ciudad Encantada – Espanha], Raul Nantes [BM Benidorm – Espanha];
Pontas Esquerdas: Felipe Borges [Tremblay Handball – França], Arthur Peão [Esporte Clube Pinheiros – Brasil], André Martins [Taubaté/FAB / UNITAU – Brasil];
Pivôs: Vinicius Teixeira [Taubaté/FAB / UNITAU – Brasil], Alexandro Pozzer [CSM Bucuresti – Romênia], Rogerio Moraes [Veszprem – Hungria].
Comissão Técnica
Treinador: Washington Nunes
Auxiliar Técnico: Hélio Justino
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Luiz Antônio Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Fisioterapeuta: Daniel Augusto dos Santos
Supervisor: Marcus Ricardo de Oliveira
Diretor de Seleções: Fernando Pacheco

Thiagus Petrus (foto acima), lateral esquerdo e capitão da seleção brasileira, não estará presente na primeira fase de treinamentos, em Taubaté/SP, a partir de 22 de junho. Ele se recupera de uma pequena cirurgia no cotovelo esquerdo. Thiagus vinha sentindo dores no local e preferiu esperar o fim da temporada regular de clubes na Europa para ser operado.
Os médicos do Barcelona, clube pelo qual ele joga desde 2018, garantiram que Petrus estará à disposicão da seleção brasileira já no começo de julho, quando participará da fase derradeira de treinamentos, em São Bernardo do Campo/SP, onde serão escolhidos os 14 atletas que representarão o Brasil nos Jogos Esportivos Pan-Americanos, em julho e começo de agosto. Sete jogadores serão cortados. Os Jogos de Lima garantem ao campeão vaga para Tóquio/2020. Serão oito equipes lutando pela vaga olímpica.
