top of page
Buscar

Aboukar Fofana, um novo craque no handebol das Américas

  • Cláudio Moura
  • 11 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

O lateral esquerdo franco/estadunidense Aboukar Fofana, de 23 anos e um metro e 98 centímetros de altura, vem sendo considerado como a maior revelacão do handebol na América do Norte nos últimos cinco anos. Ele joga pela selecão adulta dos Estados Unidos desde de 2018, quando o então novo técnico da seleção, Robert Hedin, um sueco de 52 anos, começou a renovar a equipe nacional, que vinha de pífios resultados nos últimos 30 anos, tanto no continente como no mundo.

Fofana nasceu na França e foi para os Estados Unidos ainda criança. Lá ele se interessou por esportes, em especial o basquete e o futebol americano, ambos praticados por ele na High Scholl e na Universidade. O handebol só apareceu para ele, aos 16 anos, em 2012, quando de uma "peneira" promovida pela Confederação local para formar uma equipe juvenil.

O gigante, que nunca havia praticado a modalidade, se adaptou com facilidade ao jogo, destacando-se logo com defensor e, principalmente, como atacante, tendo um excelente arremesso de longa distância e sendo o artilheiro da atual equipe estadunidense.

Depois de jogar por cerca de um ano e meio em uma equipe amadora dos Estados Unidos, Fofana jogou entre 2010 e 2014 no Fênix Toulouse (França) e chamou a atencão de um clube Liga Francesa da segunda divisão, o Grand Nancy, e está por lá desde 2016. Ele é um dos jogadores que estão disputando o Mundial de Nacões Emergentes sub/24, na Geórgia, pelos Estados Unidos.

Aboukar Fofana é presença certa na seleção estadunidense para os Jogos Esportivos de Lima/Peru, em julho e no começo de agosto de 2019. O avanço do padrão técnico da seleção da América do Norte, a partir de meados de 2018, quando assumiu o comando do handebol masculino daquele país uma nova comissão técnica, é visível, em especial na defesa. Não será nenhuma surpresa, portanto, se os Estados Unidos chegarem, no mínimo às semifinais em Lima, depois de vários anos de fracassos.

Fotos e logotipos baixados da Internet.

 
 
 
bottom of page