Cuba vence de forma invicta Torneio da Norca, de handebol feminino, e se classifica para o Mundial
- Cláudio Moura
- 4 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2020

As cubanas do handebol adulto levaram o título invicto e com 100% de aproveitamento no primeiro campeonato da Norca (Federação Norte Americana&Caribenha), que dá uma vaga direta ao Mundial de Kumamoto, no Japão, em dezembro de 2019. Até 2018, as três vagas eram disputadas por seleções de todo o continente em um único torneio. Desde 2019, com a cisão do handebol em duas federações, Brasil e Argentina se classificaram pela América do Sul e Central, e Cuba pelo Caribe e América do Norte.
O evento ocorreu no Centro Poliesportivo do Comitê Olímpico Mexicano, na Cidade do México, no último final de semana do mês de maio. A fase incial foi disputada por sete seleções divididas em um grupo com quatro equipes e outro com três. Cuba e República Dominicana fizeram uma das semifinais, enquanto Groenlândia e Porto Rico disputaram a outra meia final. Estados Unidos, México e Canadá lutaram pelas posicões restantes, do quinto ao sétimo lugares.

Cuba e Groenlândia, ouro e bronze na torneio da Norca

Porto Rico, medalha de prata

A seguir, matéria com detalhes sobre a competicão produzida pela Assessoria de Imprensa da IHF...
Cuba venceu o Campeonato de Handebol Feminino da América do Norte e do Caribe em 2019, disputado na Cidade do México de 28 de maio a 2 de junho, conquistando assim um lugar no 24º Campeonato Mundial Feminino IHF, no Japão. Cuba estava invicta no caminho para o troféu e derrotou Porto Rico 27:24 na final para garantir o título. A Groenlândia ganhou a medalha de bronze com uma vitória de 22:20 contra a República Dominicana.
Nos jogos do grupo, Cuba venceu o Canadá por 30 a 17 no primeiro dia e depois manteve a Gronelândia no mesmo placar, vencendo-o em 25:17 no segundo dia. Uma terceira vitória contra os EUA, 27:21, levou-os até a semifinal. Na semifinal, Cuba derrotou a República Dominicana 30:23.
Jogando no grupo menor B, com três equipes, ao contrário dos quatro do Grupo A, Porto Rico teve um grande resultado no primeiro dia de competição. Elas abriram sua campanha no dia dois, batendo no México 36:34. Elas seguiram com uma vitória por 23:18 sobre a República Dominicana em sua segunda e última partida preliminar, garantindo assim o primeiro lugar no grupo e uma posição nas semifinais.
Na semifinal, Porto Rico enfrentou a Groenlândia e terminou com uma vitória de 29:25. A Groenlândia foi, portanto, deixada para decidir a medalha de bronze contra a República Dominicana e garantiu a terceira posição no ranking final.
Como as equipes mais bem classificadas em seus respectivos grupos após a fase preliminar, o Canadá e o México se encontraram no primeiro jogo de colocação de 5-7. O México venceu o confronto 30:24 e, portanto, passou para o play-off de 5/6 contra os EUA. Os EUA conquistaram uma vitória por 33:27 nesse jogo e ficaram com o quinto lugar.
A classificação final do torneio foi, portanto, a seguinte:
1. Cuba 2. Porto Rico 3. Groenlândia 4. República Dominicana 5. EUA 6. México 7. Canadá

Informações adicionais sobre as atletas campeãs, produzidas pelo Comitê Olímpico Cubano...
Na grande final, Glennis Reyes, Shakira Robert e Lisandra Lusson, com nove, seis e cinco gols, respectivamente, se destacaram pelo lado vencedor, segundo o site oficial do evento.
As novas rainhas da NORCA tiveram um saldo total de cinco vitórias e nenhuma derrota, já que na fase preliminar do Grupo B, elas alcançaram vitórias de 30-17, 25-17 e 27-21 sobre Canadá, Groenlândia e Estados Unidos, nessa ordem.
A equipe cubana teve a contribuição inestimável de Eyatne Rizo, Yunisleidis Camejo, Lusson, Lorena Tellez e Reyes, que atualmente estão jogando nas ligas profissionais da Espanha e da França. Todas elas e talvez mais alguma, que jogue no exterior, estarão no Jogos Esportivos Pan-Americanos de Lima, em julho próximo, e em Dezembro no Mundial do Japão.

A seguir, galeria de fotos da final do Torneio...









