Taubaté, seis vezes campeão masculino de clubes nas Américas
- Cláudio Moura
- 27 de mai. de 2019
- 3 min de leitura


O Taubaté, há dois anos, reina absoluto no handebol de clubes continental. A equipe conquistou ontem, domingo, 26 de maio, de forma invicta, o seu sexto título do continete; o primero, por tabela, da nova Federação Sul-Centro Americana, criada em 2018 e que dividiu, por interesses políticos/esportivos dos Estados Unidos, a modalidade em duas federações continentais.
Com o título de ontem, Taubaté e o New York Handball City, campeão da Federação do Caribe/América do Norte, se farão presentes no "Super Globe", Mundial da categoria, que é jogado anualmente, no segundo semestre. Em 2019, a disputa será na Arábia Saudita, em agosto, com a participacão, além dos dois clubes das Américas, do FC Barcelona, atual bicampeão mundial; o campeão do país organizador; e os campeões africano, asiático, europeu e da Oceania, num total de oito clubes. A fórmula da competicão será apresentada em junho pela IHF.
A seguir, as resenhas das disputas pelo bronze e pela título da competicão...

O Esporte Clube Pinheiros devolveu, com sobras, a derrota que havia sofrido para o Villa Ballester na fase de grupos do torneio. Realizando sua melhor partida na competição, o clube azul e preto paulistano não deu a mínima chance para o sete portenho, que esteve abaixo do seu rendimento habitual, parecendo cansado e pouco criativo no ataque.
O primeiro tempo terminou com um 17 a 13 para o Pinheiros, depois do clube brasileiro ter estado com seis gols de frente. Para não correr riscos, o Pinheiros voltou mais contundente no ataque e com a defesa muito agressiva. Durante a metade da segunda etapa, o Pinheiros chegou a estar com 11 gols de vantagem.
O segundo bronze consecutivo na competicão diante de uma equipe Argentina (em 2018 fora sobre o Ferro Carril Oeste) premiou o Pinheiros, que devolveu a derrota na primeira fase e subiu ao pódio. O Clube da capital paulista tem três títulos continentais.

A grande final trazia um favoritismo razoável para o Taubaté, a equipe que vem mantendo seus elenco qualificado há alguns anos, com contratações pontuais e a adição ao plantel dos seus destaques das categorias de base. Foi confirmado o favoritismo, numa partida em que a Universidade de Luján honrou a garra argentina e lutou com firmeza até o final, desfazendo a péssima imagem deixada na partida da fase de grupos, quando sofreu uma improvável goleada por 32 a 15, o que é raro em jogos entre brasileiros e argentinos.
O Taubaté comandou as ações durante toda a partida, o que não significa que o jogo tenha sido fácil. A atuação firme da defesa e boa efetividade no ataque, sem apagões, garantiram uma certa folga no placar, mesmo com uma disputa muito competitiva. O final do primeiro tempo terminou com a vitória do Taubaté por 17 a 13.
A volta para o segundo tempo mostrou a equipe da casa muito concentrada. Chegou a abrir oito gols de vantagem. Porém, o time da UNLU conseguiu encostar perigosamente no placar em 19 a 21, aos vinte e dois minutos, quando o central do Taubaté, Guilherme Valadão, de excelente atuação, foi expulso depois de ter acertado o rosto de um argentino numa acão defensiva. Com um tempo providencial pedido pelo técnico Marcos Tatá, o Taubaté retomou o comando das acões, com grandes defesas de Maik Santos e a participacão decisiva do ponteiro esquerdo André Alemão, que marcou três gols em momentos cruciais do jogo e que garantiram o título para o Brasil com um ajustado 27 a 21.

Maik Santos, o habitual paredão no gol

André alemão, o melhor em quadra
Resultados de quinto a oitavo lugares...

Sétimo e oitavo lugares

Quinto e sexto lugares

Classificação Final..
1) Taubaté (10 pontos e cinco vitórias)
2) UNLU (6 pontos, três vitórias e duas derrotas)
3) Pinheiros (6 pontos, três vitórias e duas derrotas)
4) Villa Ballester (6 pontos, três vitórias e duas derrotas)
5) Ovalle (6 pontos, três vitórias e duas derrotas)
6) Colégio Italiano (4 pontos, duas vitórias e três derrotas)
7) Luterano (2 pontos, quatro derrotas e uma vitória)
8) Colégio Alemão (0 ponto, cinco derrotas)

Os ganhadores da competicão, num total de 12 edicões, todos brasileiros...
Taubaté/SP (seis vezes)
Pinheiros/SP (três vezes)
São Bernardo/SP (duas vezes)
Londrina/Unopar/PR (uma vez)

Galeria de fotos da última rodada...
Desportivo Luterano (Chile) x Colegio Alemão (Uru)




Balonmano Ovalle (Chile) x Escola Italiana (Uru)




EC Pinheiros (Bra) x Villa Ballester (Arg)




Taubaté (Bra) x Universidade de Luján (Arg)+premiações e a festa dos campeões










O site Handebol para Todos agradece ao excelente trabalho feito pela Assessoria de Imprensa do Taubaté, disponibilizando com agilidade fotos, escaltes, tabelas, artes e informações para as mídias amadoras e profissionais que cobrem o handebol brasileiro. Isso fez a diferença positivamente para a nossa modalidade, tão carente ainda de cobertura na mídia.
