Taubaté x Universidade de Luján decidem neste domingo (26) o primeiro Sul/Centro-Americano de clubes
- Cláudio Moura
- 26 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2020


Pelo segundo ano consecutivo, na mesma cidade, um clube brasileiro e outro argentino disputarão o mais importante título do handebol masculino do continente. O Taubaté, equipe anfitriã da competição, recebe a Universidade de Luján, às 16h. É o décimo segundo campeonato do gênero, todos os anteriores vencidos por equipes brasileiras, e que, a partir de 2019, passou a ser denominado Sul/Centro Americano, devido à divisão ocorrida na modalidade em duas Federações: Caribe/America do Norte; e Américas do Sul e Central.
A seguir, resenhas de como foram as duas semifinais...

O maior clássico paulista, brasileiro e continental, da última década (Taubaté x Pinheiros), marcou a primeira disputa de semifinal na noite de sábado, 25 de maio. Foi uma partida equilibrada, mas com um leve predomínio da equipe dona da casa, que depois dos primeiros minutos esteve sempre à frente do placar com diferenças médias de três gols.
O armador central Guilheme Valadão (foto abaixo), que também joga pela seleção nacional, foi a principal figura individual ao lado do goleiro Rick Nascimento, que outra vez esteve em noite muito inspirada. O placar de 13 a 10, ao intervalo, foi justo.
No segundo tempo, com o Pinheiros mais cansado devido ao esforço feito na última partida da fase de grupos, a equipe do Vale do Paraíba paulista aproveitou para avançar no marcador com sete gols de frente, sempre com muita efetividade no ataque e poucos erros na defesa. O 26 a 20 do final reflete o melhor momento do Taubaté, que já havia vencido o Pinheiros, há poucos dias, pelo campeonato paulista.

Guilherme Valadão, o craque do jogo

A segunda semifinal da noite, às 20h, reuniu o que de melhor há no handebol masculino de clubes masculinos. O Villa Ballester, segundo colocado no ano passado, parece ter sofrido a mesma fadiga do Pinheiros, equipe que ele havia vencido por um gol nos últimos segundos da rodada anterior. Não foi uma jornada muito efetiva do clube vermelho e branco, que esteve abaixo do rendimento da fase de grupos, quando venceu suas três partidas.
A Universidade de Luján, que havia sofrido uma dura derrota para o Taubaté, na noite anterior, se recuperou muito bem técnica e emocionalmente da má jornada. Fez um jogo de muito equilíbrio e embora vencendo por apenas dois gols, ao intervalo, se mostrava mais eficiente, com uma noite muito boa do goleiro Juan Bar (foto abaixo), dos irmãos Juan Pablo e Federico Fernandéz, que marcaram sete gols cada, e do pivô Pablo Portela; todos atletas da seleção Argentina.
O segundo tempo teve uma nítida superioridade da UNLU, que respondia muito bem erros do SAG Ballester no ataque e marcava invariavelmente nos contra-ataques. O 26 a 20, ao final, premiou o atual campeão argentino, que soube recobrar forças de um resultado anterior desatroso da noite passada e deu a volta por cima. Precisará jogar muito bem caso queira desbancar o Taubaté na final, a equipe que tem sobrado no torneio, na tarde deste domingo.

Juan Bar, paredão no arco da UNLU
Resultados dos dois clássicos envolvendo duas equipes uruguaias e duas chilenas pelos cruzamentos de quinto a oitavo lugares...


Resultados de ontem, sábado, e como ficaram as disputas finais neste domingo, 26 de maio...
Semifinais e Posicionamento de 5º a 8º – 25/05/2019
14h – BM Ovalle (CHI) 24x19 Deportivo Luterano (CHI)
16h – Colégio Alemán (URU) 18x29 Scuola Italiana (URU)
18h – Semifinal 1: Taubaté (BRA) 26 x 20 E.C. Pinheiros (BRA)
20h – Semifinal 2: Villa Ballester (ARG) 29 x 34 UNLU (ARG)

Finais – 26/05/2019
10h00 – Decisão 7º/8º: Deportivo Luterano (CHI) x Colegio Alemán (URU)
12h00 – Decisão 5º/6: BM Ovalle (CHI) x Scuola Italiana (URU)
14h00 – Pinheiros x Villa Ballester (ARG)
16h00 – Taubaté x UNLU (ARG)
Galeria de fotos da rodada de sábado, 25 de maio...
Balonmano Ovalle (Chile) x Desportivo Luterano (Chile)




Taubaté (Bra) x Pinheiros (Bra)




Universidade de Luján (Arg) x Villa Ballester (Arg)




Obs: não foram encontradas fotos da partida entre as equipes uruguaias do Colégio Alemão x Escola Italiana.
