Brasileiros e argentinos fazem clássicos locais nas semifinais do campeonato Sul/Centro Americano
- Cláudio Moura
- 25 de mai. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2020

A última rodada da fase de grupos do campeonato Sul/Centro Americano masculino de clubes, que está sendo jogado em Taubaté/SP, definiu os cruzamentos de quarto a oitavo lugares, além das semifinais, que na edicão de 2019 terão dois clássicos nacionais: Taubaté x Pinheiros, do Brasil; e Universidade de Luján e Villa Ballester, da Argentina.
A seguir, a resenha dos dois principais jogos da sexta-feira (24), quando brasileiros jogaram contra argentinos, com um a vitória para cada país...

Taubaté fez a terceira partida da rodada diante da Universidade de Luján, que é atualmente a segunda força do handebol argentino, contando com cinco jogadores do grupo da seleção daquele país. Foi uma partida perfeita do clube brasileiro, em especial nos primeiros 15 minutos, quando ganhava por um incrível dez gols a dois. A qualidade uniforme do elenco do Taubaté vem fazendo a diferença na competição, o que o qualifica como grande favorito ao título.
Com uma atuação fantástica do goleiro Rick Nascimento, que parou onze ataques do clube argentino, e com o aproveitamento impressionante do ataque, o clube do Vale do Paraíba paulista praticamente garantiu sua vitória nessa primeira metade do jogo. Os alvicelestes conseguiram defender um pouco melhor nos últimos dez minutos, mas tinham muita dificuldades com a defesa do Taubaté, implacável na marcação. Ao intervalo o placar era de 20 a 7.
Mesmo com mudanças de alguns jogadores, ainda no primeiro tempo, o Taubaté voltou com a mesma proposta ofensiva e de defesa bem postada e atenta, inibindo as ações ofensivas dos argentinos, que não conseguiram se reabilitar do massacre do primeiro tempo. O goleiro Maik Santos, com seis defesas, ajudou a complicar mais a vida dos adversários. 32 a 15, ao final, foi muito justo. O Taubaté enfrenta numa das semifinais, neste sábado, o Pinheiros, que foi derrotado por apenas um gol pelo Villa Ballester, na melhor partida da competição até aqui.

As duas equipes até então com ataques mais positivos do torneio, Pinheiros e Villa Ballester, fizeram da partida que encerrou a rodada da sexta-feira, até o momento, a melhor e mais emocionante desta edicão. O Villa Ballester imprimiu um ritmo muito forte nos primeiros minutos, colocando um seis a dois nos primeiros 13 minutos.
O técnico Sérgio Hortelã, da equipe paulistana, parou o jogo aos 14 minutos e suas instruções surtiram efeito. O Pinheiros melhorou sua producào ofensiva e aos 18 minutos conseguiu empatar a partida em oito gols. A partir de então, os dois times se revezavam à frente do placar, com um ou dois gols de dianteira, até chegarem a um empate em 13 gols no intervalo.
O jogo permaneceu em permanente equilíbrio e com o final imprevisível até o último segundo, com uma partida muito equilibrada. Por vezes, o Pinheiros abria três gols, mas o time argentino empatava e passava novamente à frente, até que o Villa Ballester fez 27 a 26 faltando cinco segundos para o final do jogo e conseguiu a vitória.
Teremos, portanto, neste sábado, 25 de maio, Taubaté x Pinheiros, numa semifinal, e Universidade de Luján x Villa Ballester na outra. Taubaté e Unlu são favoritos para reeditar a final do ano passado. O time brasileiro, caso isso ocorra, conquistará o hexacampeonato continental, enquanto a equipe portenha luta pelo primeiro título seu e do pais dentre os clubes masculinos nas Américas.
Resultados das outras duas partidas de ontem...


A seguir, um resumo do que mais aconteceu na última rodada da fase de grupos, com resultados, classificação e tabela das partidas que serão disputadas hoje, sábado, 25 de maio, na penúltima rodada do torneio, com matéria feita pelo site Globo Esporte.com...

O término da terceira rodada do Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol definiu as semifinais da competição, que serão disputadas neste sábado, no ginásio Madre Cecília, em Taubaté, interior de São Paulo: Taubaté x Pinheiros, e Villa Ballester x Universidade de Luján.
As oito equipes que disputam a competição foram divididas em dois grupos. Na chave A, o Taubaté terminou com a melhor campanha ao derrotar o UNLU por 32 a 15. Foram três vitórias em três jogos. Pelo grupo B, o Villa Ballester derrotou o Pinheiros no último jogo da noite, em confronto apertado, por 27 a 26, e também fechou a primeira fase com invencibilidade.
Nos cruzamentos de quarto a oitavo lugares, Balonmano Ovalle e Desportivo Luterano, do Chile, e Colégio Alemão x Escola Italiana , do Uruguai, duelam por vagas na disputa do quarta lugar, no domingo.
As semifinais serão disputadas no sábado, e a decisão será no domingo. Vale lembrar que o Sul-Centro Americano vale vaga para o Mundial de Clubes, disputado no Qatar.
Confira abaixo a programação do campeonato
Sábado, 25 de maio, cruzamentos de quarto a oitavo lugares, e as semifinais....
14h – BM Ovalle (CHI) x Deportivo Luterano (CHI) - 5º a 8º
16h – Colégio Alemán (URU) x Scuola Italiana (URU) - 5º a 8º
18h – Semifinal 1: Taubaté (BRA) x E.C. Pinheiros (BRA)
20h – Semifinal 2: Villa Ballester (ARG) x UNLU (ARG)
Finais, no domingo, 26 de maio...
10h – Decisão 7º/8º
12h – Decisão 5º/6º
14h – Decisão do 3º lugar
16h – Final
Galeria de fotos...
Balonmano Ovalle (Chile) x Colégio Alemão (Uru)




Escola Italiana (Uru) x Desportivo Luterano (Chile)




Taubaté (Bra) x Universidade Luján (Arg)




Pinheiros (Bra) x Villa Ballester (Arg)



