Times brasileiros e argentinos voltam a vencer e se classificam para as semifinais de clubes
- Cláudio Moura.
- 24 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2020

Como já era esperado, os clubes brasileiros e argentinos continuam comandando a tabela de classificação do Campeonato Sul/Centro Americano masculino de clubes de handebol, que está sendo disputado em Taubaté/SP. A competição garante uma vaga para o "Super Globe", o Mundial de Clubes, que em 2019 será jogado, em agosto, na Arábia Saudita.
Na rodada de ontem, quinta-feira (23), as equipes brasileiras passaram com muita facilidade pelas chilenas e uruguaias, garantindo, com uma rodada de antecedênia, da final da fase de grupos, argentinos e brasileiros nas semifinais de sábado, 25 de maio. A rodada de hoje vai apontar apenas os cruzamentos dos dois jogos.

Na primeira partida de ontem, às 14h, a Universidade de Luján, da Argentina, venceu o chileno Balonmano Ovalle por 31 a 19 num jogo em que a equipe transandina fez um primeiro tempo bom, mas acabou perdendo, ao intervalo, por 12 a 8. No segundo tempo, os mesmos probemas do jogo de estreia (arremessos antecipados, penalidades máximas desperdiçadas e passes errados) sacramentaram a segunda derrota do Ovalle.

Os argentinos do Villa Ballester voltaram a vencer, dessa vez a Escola Italiana, do Uruguai, sem dificuldades. Com uma equipe mais experiente e com técnica bem superior, os argentinos deram a tônica da partida e controlaram o jogo sem sustos. Pinheiros e Villa Ballester, depois das duas primeiras rodadas, continuam com os ataques mais efetivos.

A terceira partida, às 18h, mostrou um Pinheiros muito efetivo e concentrado o tempo todo, não dando a mínima chance ao Desportivo Luterano, do Chile, de esboçar qualquer reação. Foi uma partida comandada de ponta a ponta pela equipe brasileira. Sérgio Hortelã, treinador da equipe paulistana, aproveitou para rodar a sua equipe e descansar alguns jogadores para as partidas futuras, que certamente serão bem mais difíceis, contra os Argentinos e, possivelmente, com o Taubaté, numa final brasileira.

O Taubaté fechou a segunda rodada com mais uma partida muito boa, rodando a equipe e guardando forças para as partidas mais decisivas. Contra o Colégio Alemão, do Uruguai, não foi diferente. Um primeiro tempo em que o Taubaté abriu dez a zero já aos nove minutos. Depois houve um relaxamento no ataque e o clube paulista, do vale do paraíba, passou alguns minutos sem marcar, parando no goleiro uruguaio.
Depois dos vinte minutos, o Taubaté acordou e chegou ao final do primeiro tempo com um 19 a 4. A etapa final continuou mostrando a abissal diferença entre as duas equipes. Mesmo melhorando um pouco no ataque, o time uruguaio não teve forças para defender e levou mais 22 gols no segundo tempo. Placar final: 41 a 13, para o Taubaté.

Jogos desta sexta-feira, 24 de maio...
14h00 – BM Ovalle (CHI) x Colegio Alemán (URU)
16h00 – Deportivo Luterano (CHI) x Scuola Italiana (URU)
18h00 – Taubaté/FAB/UNITAU (BRA) x UNLU (ARG)
20h00 – Villa Ballester (ARG) x E.C. Pinheiros (BRA)
Galeria de fotos...
Universidade de Luján (Arg) x Balonmano Ovalle (Chile)




Villa Ballester (Arg) x Escola Italiana (Uru)




EC Pinheiros (Bra) x Desportivo Luterano (Chile)




Taubaté (Bra) x Colégio Alemão (Uru)




