Terceiro campeonato Mundial de nações emergentes do handebol masculino será disputado em junho
- Cláudio Moura
- 23 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2020

Tbilisi, capital da Geórgia, sediará de oito a dezesseis de junho a terceira edicão do Mundial de nações emergentes do handebol masculino. Foi um modo da Federação Internacional de Handebol (IHF) de tentar diminuir o hiato que há entre os quarenta países melhores ranqueados na modalidade e os demais que praticam o handebol em 197 nações filiadas à IHF.
Na prática, são países do terceiro escalão mundial. A maioria, com exceção de Cuba, que já participou de Mundiais e tem um oitavo lugar no Egito, em 1999, nunca esteve no principal evento do handebol masculino adulto. Somente a Oceania não participará da competição.

O sorteio dos dois grupos de doze países, seis em cada grupo, foi realizado na sede da IHF, na Suíça, na última semana de abril. Pelo continente americano participam Cuba, campeão do Torneio Caribenho/Norte Americano; Colômbia, representante da América do Sul/ América Central; e Estados Unidos, vice campeão da Norca, como convidado.
Cuba figura entre os quatro principais favoritos ao título. Nas edicões anteriores, em 2015, no Kosovo, e 2017, na Bulgária, Ilhas Feroe conquistaram os títulos máximos. O Uruguai ficou com o quarto lugar em 2015. Letônia foi prata em 2015, e a Turquia em 2017. O Kosovo terminou na terceira posição nas duas edições anteriores.
Ilhas Feroe, Turquia e Kosovo, pelos resultados conquistados nos dois primeiros campeonatos, foram guindados ao pelotão intermediário europeu e disputam as fases classificatórias para os Mundias e Europeus de seleções.

Como ficaram os grupos...
Grupo A
China (Ásia) Azerbaijão (Europa) Inglaterra (Europa) Colômbia (Américas) Cuba (Américas) Índia (Ásia) Grupo B
Bulgária (Europa) Geórgia (país sede/Europa) Irlanda (Europa) Malta (Europa) Estados Unidos (país convidado/Américas) Nigéria (África)
A fase de grupos prevê as seleções jogando entre si no seu próprio grupo em cinco rodadas seguidas. Ao final, apura-se os primeiros e segundos lugares dos grupos A e B, que fazem o cruzamento olímpico para que sejam conhecidos os finalistas e os que lutarão pela medalha de bronze.
A tabela de jogos será divulgada no começo de junho. Não foram informados ainda os critérios para a classificação do quinto ao décimo segundo lugares: se por ranking de vitórias ou saldo de gols; ou por cruzamento olímpico nos últimos dias da competição.
