top of page
Buscar

Duda Amorim conquista o pentacampeonato de clubes da Europa

  • Cláudio Moura
  • 13 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

E as atletas brasileiras do handebol continuam fazendo história na Europa, mesmo que a grande mídia esportiva ignore por completo. O Gyori, clube húngaro no qual Duda joga há 11 anos, venceu o segundo jogo da final do campeonato europeu de clubes femininos diante ao Rostov, da Rússia, clube em que jogam Ana Paulo Belo, armadora central da seleção brasileira, e a goleira Mayssa Pessoa.

Foi uma vitória por apenas um gol de diferença. Duda, que foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2014, mais uma vez foi escolhida como a melhor defensora da competição. Ela é presença certa na seleção nacional, que em julho buscará mais um título, o sexto consecutivo, dos Jogos Pan-Americanos, em Lima/Peru, e a consequente vaga continental para Tóquio/2020.

A seguir, detalhes da grande final europeia de clubes em matéria produzida pelo site Globo Esporte.com...

Time de melhor campanha da temporada, o Gyori, da Hungriam confirmou o favoritismo, mas teve muito trabalho para superar o russo Rostov-Don, time da goleira Mayssa e da central Ana Paula, que estiveram com Duda na seleção brasileira campeã mundial de 2013. O título só foi confirmado nos últimos segundos, com uma defesa da goleira norueguesa Kari Grimsbo, garantindo a vitória por 25 a 24.

Duda foi a artilheira da final com sete gols, empatada com a holandesa Lois Abbingh. Mas foi na defesa que a brasileira se destacou nesta temporada. Ela foi eleita a melhor defensora da competição. Foi a terceira vez que a armadora conquista o prêmio, tendo vencido também em 2016 e 2017.

Responsável pela defesa do título do Gyori, a goleira Grimsbo ficou com o título de MVP da competição. A artilheria também foi norueguesa. Linn Jorum Sulland anotou 89 gols pelo Kristiansand, da Noruega.

Com informações e fotos do site Globo Esporte.com.

 
 
 
bottom of page