Brasil e Argentina conquistam as duas primeiras vagas no Mundial de handebol juvenil masculino
- Cláudio Moura
- 11 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2020

A terceira rodada do campeonato Sul/Centro Americano juvenil masculino, que está sendo realizado em Taubaté/SP, carimbou os passaportes do Brasil e da Argentina, por antecipação para o Mundial da categoria, que será jogado em agosto na Macedônia da Norte. As duas seleções, com três vitórias cada, estão matematicamente classificadas para o Mundial, enquanto que o Chile precisa de mais uma vitória nos dois últimos jogos para ficar com a última vaga.
Na rodada da sexta-feira, 10 de maio, a Colômbia obteve sua primieira vitória, sobre o Uruguai, por 26 a 24, numa partida em que os colombianos sempre estiveram à frente com uma diferença média de cinco gols. Porém, o Uruguai tentou uma recuperação espetacular nos útlimos sete minutos, indo de 17 a 23 para para 23 a 25 no último minuto, mas fatou forças para ao menos empatar o jogo.
Brasil e Chile fizeram a melhor partida da competição até aqui. O Brasil conseguiu uma parcial de sete a três logo aos oito minutos, mas a boa seleção chilena fez um primeiro tempo de recuperação e com a sua linha de armadores muito inspirada passou à frente do placar e terminou o primeiro tempo em 15 a 12. O Brasil teve uma série de exclusões de dois minutos no último terço da primeira fase, o que ajudou o Chile no placar.
O sete brasileiro acertou sua marcação e jogou com uma defesa baixa (6/0). Foi o suficiente para induzir a seguidos erros dos transandinos, que demostraram nítido cansaço depois de um primeiro tempo muito intenso. O Brasil empatou o jogo em 18 gols, aos 13 minutos, com grande atuação de Marcos Vinícius, lateral esquerdo, que marcou cinco gols na etapa final, e do goleiro Emanuel Evangelista, que defendeu sete providenciais bolas no arco brasileiro. O 28 a 24, ao final, premiou o Brasil, que demonstrou grande capacidade de recuperação.
Na partida final da rodada, às 20h, a Argentina venceu com facilidade o Paraguai por 31 a 12.
Jogos da rodada do Sábado, 11 de maio...
16:00| Paraguai-Colômbia
18:00| Brasil-Uruguai
20:00| Chile-Argentina
