Canadá conquista a última vaga no handebol feminino para os Jogos Esportivos Pan-Americanos de Lima/
- Cláudio Moura
- 29 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

Equipe campeã da repescagem Pan-Americana, no México

No torneio da repescagem Pan-Americana de handebol feminino, que garantiu a última vaga para o torneio da modalidade nos Jogos Esportivos Pan-Americanos de Lima/Peru, em julho e agosto de 2019, Chile, México, Guatemala e Canadá disputaram no Centro Olímpico do México, na cidade do México, entre os dias 26, 27 e 28 de março, a última competicão classificatória a Lima/2019.
Foi um torneio de nível técnico apenas razoável, que valeu muito mais pela garra das equipes do que pela qualidade do jogo apresentado. Canadá, Chile e México terminaram a competição empatados com duas vitórias e uma derrota, enquanto a Guatemala ficou na lanterna com três derrotas.
As canadenses conseguiram a vaga pelo primeiro critério de desempate: o saldo de gols positivos. O México, que chegou na última rodada precisando apenas de um empate, acabou sendo derrotado pelo Chile.

Com a classificação das canadenses, o Brasil conhece a última adversária que faltava no seu grupo, o A. A seleção brasileira é amplamente favorita para a conquista do hexacampeonato e, por consquência, sua sexta participação consecutiva nas Olimpíadas.
A repescagem no masculino ocorre em Santiago do Chile, envolvendo os donos da casa, a República Dominicana e a Colômbia, entre 11 e 13 de abril. A seleção Transandina é a favorita absoluta à conquista da última vaga em Lima/2019. Os chilenos são a terceira força continental há uma década.

A seguir, matéria resumida produzida pela Federação Internacional de Handebol (IHF) sobre a repesacagem feminina Pan-Americana...
A decisão sobre qual equipe finalizaria a lista de competidores nos Jogos Pan-Americanos de 2019 chegou ao apito final na Cidade do México, quando o Canadá garantiu o primeiro lugar e com ele o último lugar feminino nas Olimpíadas de Lima, no Peru.
Com duas vitórias cada, Canadá, México e Chile terminaram com o mesmo número de pontos, mas o Canadá ficou no topo com base na diferença de gols. O México terminou com a medalha de prata, enquanto o Chile conquistou o bronze antes do último participante do evento de quatro países, a Guatemala.
A medalha de ouro do Canadá veio em grande parte graças à vitória decisiva sobre o Chile no segundo dia da competição. Depois de uma derrota no primeiro jogo contra o México, 26:29 (11:15), o Canadá venceu o Chile 22:16 (10:10) e depois tomou uma vitória de 26:17 (13: 6) contra a Guatemala. Após a vitória sobre o Canadá, o México acrescentou mais uma vitória ao seu recorde - 41:12 (20: 6) contra a Guatemala - e assim entrou na partida final com o mesmo número de pontos que o Canadá.
Enquanto isso, o Chile derrotou a Guatemala 30:22 (15:10) no primeiro dia do torneio, 26 de março. A derrota para o Canadá significou que o Chile ainda estava na disputa pelo lugar de qualificação - mas precisaria de uma grande vitória na final. dia. E, de fato, o Chile venceu a partida final, mas uma vitória de 29:27 (13:12) não foi suficiente para eles ou o México passarem o Canadá no ranking.
O Canadá ficou em primeiro lugar e entrou para a lista de participantes já qualificados para os Jogos Pan-Americanos de 2019: Brasil, Argentina, República Dominicana, Porto Rico, Cuba e Estados Unidos. Os Jogos Pan-Americanos serão disputados em Lima, Peru, de 26 de julho a 11 de agosto, e a competição de handball será disputada de 24 de julho a 3 de agosto.

A seguir, galeria de fotos...




