Brasil perde para a Espanha e fica com o terceiro lugar no Torneio Feminino de Palencia
- Cláudio Moura
- 24 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

A seleção feminina adulta foi derrotada na última rodada do Torneio de Palência/Espanha, na tarde do sábado, 22 de março, pelas donas da casa por 28 a 25. O Brasil terminou na frente o primeiro tempo, ganhando por 15 a 13.
Foi uma partida muito equilibrada. As duas equipes, que vêm reformulando seus elencos, possuem estilos de jogo muito parecidos, fizeram uma bela partida. As espanholas erraram menos no segundo tempo, viraram a partida e controlaram o jogo depois dos 20 minutos.
O Brasil já sente o peso da idade de três de suas principais atletas, campeãs do mundo em 2013 na Sérvia: Duda Amorim, Alexandra Nascimento e Deonise Fachinello. Falta ao grupo mais jovem maior poder de decisão nos momentos cruciais. Isso só será resolvido com o decorrer do tempo.
Na outra partida da tarde, a Sérvia venceu a Suíça por 31 a 21, depois de perder a primeira etapa por dois gols de diferença. Com os resultados a classificação final ficou assim: 1) Espanha, 2) Sérvia, 3) Brasil e 4) Suíça.
O próximo compromisso do Brasil será os Jogos Pan-Americanos de Lima/Peru, em julho de 2019. A seleção verde e amarela é amplamente favorita para conquistar o hexacampeonato e a vaga olímpica continetal pela sexta vez consecutiva.

A seguir, a cobertura completa do jornal Marca, da Espanha...
A seleção nacional de handebol foi proclamada campeã do Torneio Internacional da Espanha depois de derrotar o Brasil por 28 a 25, em partida marcada pelas imprecisões e precipitações de ambas as equipes, que perderam inúmeras posses no ataque.
Os dez minutos finais em que a Espanha finalmente resolveu seu jogo permitiram que ele passasse de 23 a 23 para 28 a 24 com um minuto sobrando. O jogo foi complicado para as espanholas no primeiro quarto, sendo onze minutos sem marcar, do que se aproveitaram as brasileiras para converter 6-4 para 6-9. A exuberância das brasileiros superou a defesa dos 'Guerreras ' e sua equipe teve quatro gols de vantagem, 9-13, aos 21 minutos.
A Espanha, com base no trabalho de defesa e circulação de bola para o ataque, conseguiu reduzir ao intervalo para 13-15. No segundo tempo, a central sul-americana Bruna de Paula foi submetida a uma defesa individual. As táticas do técnico espanhol entraram em vigor, já que as espanholas conseguiram deter a eficácia do ataque brasileiro. Logo, a Espanha passou à frente do placar, embora alguns minutos de falta de fluidez ofensiva permitiram às brasileiras ficarem à frente (19-21).
Mas no último quarto de hora, a Espanha colocou na quadra toda a intensidade possível, limitando a apenas quatro gols sofridos. A goleira Sílvia Navarro marcou novamente presença de sua área depois de uma parada (23-23) e serviu como apoio para os melhores minutos da equipe nacional, que acabou ganhando o jogo claramente e o Torneio Internacional, que serviu de preparação para o empate de qualificação para a Copa do Mundo contra a Islândia.
28 - Espanha: De la Torre (Navarro, 1); Martin (1), Nunez (1), Arderius (1), Gutierrez (3), Echeverria (1), Pena (4), Lopez (4), Fernandez (2), Martinez (2), Loidi, Rodriguez, Hernandez (3), Gassama e González (5).
25 - Brasil: Arenhart (Arruda); Paula (6), Nascimento (2), Jóia, T. Araujo (1), Amorim (1), Gomes, L. Araújo (5), Vieira (3), Menin, Anastácio, Matieli, Bolzan, Fachinello (2 ), Costa (2) e Silva (3).

As campeãs espanholas
Galeria de fotos de Espanha x Brasil...




Sérvia x Suíça...



Grupo do Brasil no Torneio de Palencia/Espanha

Goleiras: Bárbara Arenhart [Vaci Noi Kezilabda - Hungria], Gabriela Moreschi [Magura Cisnadie - Romênia] e Renata Arruda [Bera Bera - Espanha];
Pontas Direita: Alexandra do Nascimento [Alba-Fehérvár KC - Hungria] e Mariana Costa [SCM Craiova - Romênia];
Armadoras Direita: Deonise Fachinello [SCM Craiova - Romênia] e Patricia Batista [HAC Handball Le Havre - França];
Armadoras Central: Bruna de Paula [Fleury Loiret - França], Danielle Joia [BMC Liberbank Gijon - Espanha] e Patricia Matieli [MKS Zaglebie Lubin - Polônia];
Armadoras Esquerda: Eduarda Amorim [Gyor - Hungria], Jaqueline Anastácio [Maccabi Rishon Lezion Handball - Israel] e Samara Vieira [SCM Ramnicu Valcea - Romênia];
Pontas Esquerda: Dayane Rocha [Molde HK - Noruega], Larissa Araújo [Magura Cisnadie - Romênia];
Pivôs: Elaine Gomes [Nantes Atlantique Handball - França], Isaura Menin [Rincón Fertilidad Malaga - Espanha] e Tamires de Araújo [Kisvarda - Hungria].
