top of page
Buscar

Dinamarca é campeã mundial de handebol masculino com cem por cento de aproveitamento

  • Cláudio Moura
  • 28 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Foi encerrada no domingo, 27 de janeiro, em Herning, na Dinamarca, a vigésima sexta edição do Mundial masculino, que foi organizado pela Alemanha e pela Dinamarca. Um das donas da casa ficou com o título inédito, enquanto a Noruega repetiu o segundo lugar de 2017, na França, e os franceses conquistaram o bronze.

Na disputa do terceiro lugar, França e Alemanha fizeram um partida extremamente equilibrada, que foi decidida com um arremesso a seis segundos do final da partida, quando já era esperado uma prorrogação. Nikola Karabatic (foto abaixo), três vezes eleito o melhor do mundo, marcou o gol que deu a vitória por 26 a 25 sobre a Alemanha, numa partida de recuperação do sete francês, que perdia por 13 a 9 no primeiro tempo.

Nikola Karabatic marcou o gol que garantiu o bronze à França

A grande final foi entre Dinamarca e Noruega. A partida manteve-se equilibrada apenas até os sete minutos, quando a Dinamarca, empurrada por mais de 15 fanáticos torcedores, começou a mostrar sua credenciais, com Mikke Hansel fantástico no ataque, e o Goleiro Niklas Landin com 14 defesas sendo o nome do jogo. O final do primeiro tempo já apontava que o título era quase certo para os dinamarqueses, que foram para o intervalo vencendo por 18 a 10.

No retorno para a segunda etapa, precisando reagir, a Noruega chegou a baixar a diferença para cinco gols, mas não teve forças para resitir ao ataque imparável e muito produtivo da Dinanarca. O 31 a 22 espelhou a superioridade demonstrada em toda a competição. A Dinamarca venceu as dez partidas que disputou e depois de três vices campeonatos finalmente ganhou em casa o seu primeiro mundial.

No sábado, 26 de janeiro, a Suécia derrotou a Croácia por 34 a 28 e ficou com a quinta posição, enquanto a Espanha passou pelo Egito pelo placar de 36 a 31. Noruega, França, Alemanha, Suécia, Croácia e Espanha garantiram suas presenças no pré-olímpico, que será disputado em abril de 2020.

Juntamente com mais seis seleções, divididadas em três grupos de quatro, elas disputarão seis vagas para Tóquio/2020. Japão, país sede, e Dinamarca, a nova campeã mundial, são as duas seleções já qualificadas para o torneio olímpico. Faltam dez seleções que serão conhecidas até abril de 2020, nos campeonatos continentais e no pré-olímpico.

A seguir, a galeria de fotos das duas partidas finais do Mundial da Alemanha/Dinamarca..

França x Alemanha

Dinamarca x Noruega

Seleção do Mundial...

Goleiro: Niklas Landin Jacobsen (Dinamarca) Ponta Direita: Ferrán Solé (Espanha) Meia Direita: Fabian Wiede (Alemanha) Central: Rasmus Lauge Schmidt (Dinamarca) Meia Esquerda: Sander Sagosen (Noruega) Ponta Esquerda: Magnus Jøndal (Noruega) Pivô: Bjarte Myrhol (Noruega)

MVP (Most Valuable Player, ou Jogador Mais Valioso): Mikkel Hansen (Dinamarca)

Colocações finais das 24 seleções que estiveram no Mundial...

1) Dinamarca

2) Noruega

3) França

4) Alemanha

5) Suécia

6) Croácia

7) Espanha

8) Egito

9) Brasil

10) Hungria

11) Islândia

12) Tunísia

13) Qatar

14) Rússia

15) Macedônia

16) Chile

17) Argentina

18) Sérvia

19) Áustria

20) Bahrein

21) Arábia Saudita

22) Coreia Unificada

23) Angola

24) Japão

Todos os campeões Mundiais, de 1938 a 2019...

França= (seis títulos)

Suécia= (quatro títulos)

Romênia= (quatro títulos)

Alemanha= (três títulos)

Rússia= (dois títulos)

Espanha= (dois títulos)

Checoeslováqia= (um título)

União Sovíética= (um título)

Croacia= (um título)

Iugoslávia= (um título)

Dinamarca= (um título)

Total: 26 campeonatos mundias.

Com fotos e logotipos da IHF.

 
 
 
bottom of page