Escandinavos fazem a final do vigésimo sexto Mundial de handebol masculino
- Cláudio Moura
- 26 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Foram conhecidas na tarde da sexta-feira, 25 de janeiro, as duas seleções que vão à final do Mundial masculino da Alemanha/Dinamarca. Passaram com autoridade Dinamarca e Noruega, que venceram seus adversários, França e Alemanha, respectivamente. Será a primeira vez que duas seleções escandinavas disputarão o título.
A Dinamarca, no primeiro jogo, foi arrasadora diante da França, ganhando a partida de ponta a ponta e sem sofrer ameaças. O lateral esquerdo Mikkel Hansen (foto abaixo) foi o grande protagonista da partida, marcando 12 gols. A França não conseguiu reagir depois de uma derrota de 21 a 15 no primeiro tempo.

Mikkel Hansen, o "King Kong", eleito o melhor da partida
A Dinamarca voltou ainda mais forte no segundo tempo e chegou a estar dez gols à frente da atual bicampeã mundial. A Dinamarca com grande atuação dos seus dois goleiros e um ataque que variava as jogadas freneticamente, fez com que os franceses sucumbissem e fossem derotados duramente por 38 a 30. É a primeira vez, desde 2007, que a França não chega na final do Mundial. A Dinamarca chega à sua quarta final em busca de um título inédito.

O segundo jogo da tarde colocou frente a frente a Noruega, atual vice-campeã mundial e a Alemanha, bronze olímpico na Rio/2016. Foi uma partida mais equilibrada. Esteve empatada em seis a seis aos 17 minutos, quando a Noruega reagiu e colocou dois gols à frente do placar, ao intervalo (14 a 12).
O segundo tempo apresentou uma Noruega mais forte e errando menos. A diferença de dois gols ao intervalo chegou a sete, próximo aos 20 minutos. Fim do sonho da Alemanha de conquistar um título em casa. O capitão norueguês, de 37 anos, o pivô Bjarte Myrhol (foto abaixo), foi fundamental no ataque com seis gols e foi eleito o melhor da partida. 31 a 26 foi um placar ajustado para os Noruegueses, que foram mais regulares durante o jogo.

Bjarte Myrhol, o craque do jogo (foto de arquivo)
A seguir, galeria de fotos das duas semifinais...





Noruega x Alemanha...





Na tarde deste sábado, 26 de janeiro, Suécia X Croácia lutam pelo quinto lugar, enquanto Espanha x Egito se enfrentam pelo sétimo posto. As seleções que ficarem entre segundo e sétimo lugares estão qualificadas para o Pré-Olímpico, que será jogado em abril de 2020 por 12 seleções divididas em três grupos de quatro países. Carimbam o passaporte à Tóquio/2020 os dois primeiros de cada grupo. O Campeão Mundial de 2019 garante uma vaga olímpica.
As disputas do título e do terceiro lugares serão no domingo, 27 de janeiro, em Herning, na Dinamarca. O próximo Mundial, em janeiro de 2021, será jogado no Egito, e deve ter aumnetado o número de partipantes de 24 para 32 países.
