top of page
Buscar

Brasil vence a Islândia e fica com a nona posição no Mundial masculino

  • Cláudio Moura
  • 24 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

O Brasil encerrou sua participação no vígésimo sexto Mundial masculino, na Alemanha/Dinamarca, com mais uma vitória sobre uma forte seleção europeia, a Islândia, medalha de prata em Pequim/2008. Com cinco vitórias e três derrotas, o Brasil ficou com a nona posição, a melhor de uma seleção Sul-Americana em um mundial.

A partida da quarta-feira, 23 de janeiro, teve um começo arrasador para o Brasil, que aos sete minutos ganhava por cinco a zero. O treinador da Islândia pediu um tempo para arrumar sua seleção, que estava atônita com a produção do ataque brasileiro. Depois disso, os islandeses voltaram para o jogo e, nos últimos seis minutos, se aproximaram do placar, até chegar ao empate em 15 gols a dez segundos do intervalo.

A defesa brasileira se portou muito bem, com um 5+1 com muita flutuação, o que dificultou as ações da linha ofensiva escandinava, que não está acostumada com esse tipo de marcação. O segundo tempo foi bem equilibrado e até os 10 minutos a partida se mantinja empatada. Porém, o Brasil voltou a abrir em média três gols de frente, com uma excelente atuação de Haniel Langaro, dos pivôs Alessandro Pozzer e Vinícius Teixeira, além de José Toledo (foto abaixo), escolhido o melhor em quadra.

Zé Toledo em mais uma grande atuação

O Brasil conseguiu livrar quatro gols de vantagem quando faltavam apenas quatro minutos para o fim da partida. A Islândia cometeu alguns erros no ataque e o goleiro Ferrugem mais uma vez garantiu a vitória do Brasil com sete defesas nas 16 bolas que chegaram ao arco verde e amarelo. Haniel Langaro foi o artilheiro da partida com nove gols.

A seleção brasileira demostrou mais uma vez grande avanço técnico na competição, ganhando de quatro gigantes europeus (Sérvia, Rússia, Croácia e Islândia). O único ponto negativo, que precisa ser corrigido, é o fato do Brasil quando sai perdendo por margem grande de gols não consegue se reabilitar, o que ocorreu diante da Alemanha e da Espanha, partidas em que o sete brasileiro perdeu por placares superiores a dez gols.

Agora o Brasil volta suas forças para o torneio dos Jogos Esportivos Pan-Americanos de Lima/Peru na metade do ano. Oito seleções do continente lutarão pela única vaga direta para Olimpíada de Tóquio/2020. A segunda colocada em Lima terá que disputar, em abril de 2020, uma vaga num dos três grupos do Pré-Olímpico, com quatro seleções cada. Os dois primeiros de cada grupo vão a Tóquio em 2020.

O Brasil ficou em quinto lugar no Grupo 1, que colocou a seleção nacional na nona posição geral, seguido pela Hungria (10), Islândia (11) e Tunísia (12). Suécia e Croácia disputam a quinta posicão, enquanto Espanha e Egito lutarão pelo sétimo posto. As duas partida estão marcadas para o sábado 26 de janeiro.

As duas semifinais serão disputadas na sexta-feira (25), com Dinamarca x França (reeditando a final olímpica de 2016) e Noruega x Alemanha. A disputa do bronze e do título mundial serão no domingo, 27 de janeiro.

A seguir, a galeria de fotos de Brasil x Islândia...

A seguir, os demais resultados da rodada de quinta-feira (23)...

Egito 30 x 23 Túnisia

Croácia 23 x 20 França

Noruega 35 x 26 Hungria

Alemanha 31 x 30 Espanha

Dinamarca 30 x 26 Suécia

Com fotos e logo da IHF; arte, site Tchê Esportes.

 
 
 
bottom of page