top of page
Buscar

Brasil ganha da Coreia Unificada e avança no Mundial masculino

  • Cláudio Moura
  • 18 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

A seleção masculina adulta se classificou para a fase final do Mundial da Alemanha/Dinamarca, ao vencer a Coreia Unfificada na tarde de quinta-feira, 17 de janeiro, 35 a 26 (18 a 10, no pimeiro tempo). Foi uma partida tranquila para o Brasil, que só enfrentou resistência nos primeiros dez minutos, quando o jogo chegou a estar empatado em cinco gols.

Enfrentando uma escola muito rápida e com muita mobilidade, o Brasil conseguiu acertar bem a marcação sobre os asiáticos, que pouco arremessavam de longa distância e tampouco eram eficientes em jogados de infiltração na defesa brasileira. 18 a 10, ao final do primeiro tempo, deu tranquilidade ao Brasil no segundo tempo.

O armador central Guilherme Valadão (foto abaixo) finalmente fez uma excelente partida e foi escolhido o melhor em quadra. Felipe Borges esteve muito bem na ponta esquerda e os laterais Haniel Langaro e José Toledo foram muito produtivos, com muitos gols marcados e ótimas assistências. O Brasil chegou a estar ganhando por onze gols de diferença, acabando a partida com nove gols à frente no placar.

Com a terceira vitória consecutiva, no grupo A, o Brasil se classificou dentre as 12 melhores seleções e já é o melhor resultado brasileiro em um mundial. Avançaram também no grupo A, França e Alemanha. Sérvia, Rússia e Coreia Unificada disputam com outras nove seleções, no sábado e no domingo, o torneio de consolação ("President`s Cup"), que apontará os resultados finais do décimo terceiro ao vigésimo quarto lugares.

A fase final, dividida em dois grupos, começa no domingo, 20 de janeiro. Nessa fase, as seleções carregam os resultados da fase de grupos. O Brasil, que perdeu para a França e para a Alemanha, entra sem nenhum ponto ganho e jogará somente contra Espanha, Islândia e Croácia, adversários que estavam em outro grupo na fase classificatória.

São nove países europeus, dois africanos e um das Américas. O Brasil buscará ao menos ficar entre os oito melhores, o que igualaria a melhor campanha de uma seleção das Américas, um oitavo lugar, conquistado por Cuba no Mundial do Egito, em 1999.

O Brasil treina na sexta e no sábado para a estreia na fase final diante da Croácia, às 15h do domingo (20). Em 2015, no Mundial do Qatar, o Brasil foi eliminado nas oitavas de final pelos croatas por apenas um gol.

Para o Brasil avançar às semifinais, sem depender de resultados paralelos, precisa vencer os seus três adversários no grupo 1. É uma missão quase que impossível, mas que precisa ser enfrentada. Conforme o regulamento do Mundial, as posicões de quinto ao décimo segundo lugares serão decididas pelo escalte de cada uma das seleções em todo o campeonato. O campeão Mundial de 2019 garante uma vaga na Olimpíada de Tóquio/2020.

A seguir, os demais resultados da última rodada da fase de grupos...

Japão 24 x 23 Bahrain

Egito 33 x 28 Angola

Tunísia 32 x 27 Áustria

Alemanha 31 x 23 Sérvia

Islândia 24 x 22 Macedônia

Qatar 26 x 25 Argentina

Dinamarca 30 x 26 Noruega

França 23 x 22 Rússia

Suécia 33 x 30 Hungria

Croácia 23 x 19 Espanha

Chile 32 x 27 Arábia Saudita

A seguir, galeria de fotos de Brasil x Coreia Unificada...

Com fotos e logo da IHF; arte, site Tchê Esportes.

 
 
 
bottom of page