top of page
Buscar

Brasil faz a melhor estreia em um Mundial, mas é derrotado pela França por apenas dois gols

  • Cláudio Moura
  • 12 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

O handebol masculino brasileiro começou sua participação no vigésimo sexto mundial da categoria, que está sendo disputado na Alemanha e na Dinamarca, na sexta-feira, com uma derrota de 24 a 26 (16 a 13, no primero tempo) para a França, atual bicampeã mundial, num jogo em que o Brasil jogou de igual para igual os 60 minutos.

O Brasil começou o jogo a todo o vapor e extremamente concentrado, com muito volume de jogo e com boa pontaria, especialmente do lateral direito José Toledo (foto abaixo), que foi o goleador pelo Brasil com oito gols, além de ter sido escolhido como o melhor em quadra.

Durante dois momentos o Brasil chegou a abrir vantagem de dois gols, logo igualada pelos franceses, que acertavam muitas bolas da linha dos nove metros. Somente a partir do minuto 23 até 26, o Brasil cometeu uma pequena série de erros que permitiu à França abrir seis gols. Nos últimos três minutos o Brasil acordou e baixou para três a diferença: 16 a 13 foi o placar para os franceses.

José Toledo, o craque do jogo

O retorno para a etapa final não foi bom para o sete nacional. Fábio Chiuffa, sempre um dos mais regulares da equipe, perdeu uma penalidade máxima e no rebote Felipe Borges desperdiçou cara a cara com o goleiro Vicent Gerard, o melhor da França, com 17 defesas, a chance de encostar no placar. Na sequência, a França aumentou a diferença para quatro gols com apenas quatro jogadores na linha, já que havia sofrido duas exclusões simultâneas. Foi o pior momento do Brasil no jogo.

Com a entrada do lateral esquerdo Raul Nantes (foto abaixo) o Brasil volta a igualar as ações antes dos dez minutos. Raul marcou três gols. A partida prosseguiu equilibrada, até que aos 21 minutos, quando numa jogada espetacular de Felipe Borges, que serviu José Toledo numa "aérea", o Brasil voltou a empatar a jogo em 20 gols.

Os últimos dez minutos foram intensos e equilibrados, com a França variando sua vantagem de um a três gols. O Brasil, ao final, foi derrotado por 24 a 22, deixando uma ótima impressão e dando esperanças que pode fazer um grande campeonato. Além de José Toledo, os goleiros "Ferrugem" e Bombom" praticaram 14 defesas e foram também destaques no jogo. Os mais discretos na partida foram Guilherme Valadão, Fábio Chiuffa e os pivôs Alessandro Pozzer e Vinícius Teixeira.

Raul Nantes, de exclente atuação no segundo tempo

O Brasil retorna à quadra neste sábado (12) diante da Alemanha, outro confronto muito difícil para o Brasil, às três e quinze da tarde. A Alemanha venceu a Coreia Unficada, na sexta-feira (10), por 30 a 19, e a Dinamarca massacrou o Chile por 39 a 16.

Resultados 11/jan Sexta-feira

Mundial de Handebol Masculino Alemanha/Dinamarca 2019...

JAPÃO 29:38 MACEDÔNIA ANGOLA 24:23 QATAR ARGENTINA 25:25 HUNGRIA ARÁBIA SAUDITA 22:29 ÁUSTRIA ISLÂNDIA 27:31 CROÁCIA SÉRVIA 30:30 RÚSSIA (grupo do Brasil)

BRASIL 22:24 FRANÇA TUNÍSIA 24:34 NORUEGA BAHREIN 23:33 ESPANHA EGITO 24:27 SUÉCIA

Galeria de fotos de França x Brasil...

Com fotos, captura de imagens, arte e resultados da IHF e do site Tchê Esportes.

 
 
 
bottom of page