Começa a vigésima sexta edição do Mundial masculino adulto
- Cláudio Moura
- 10 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Começa nesta quinta-feira, 10 de janeiro, a edição número 26 do Mundial masculino de handebol, que será realizado na Alemanha e na Dinamarca. Serão 24 seleções lutando pelo título. No próximo Mundial, em janeiro de 2021, no Egito, o número de participantes passará para 32 países, sendo 20 da Europa, 4 das Américas, 4 da África e 4 da Ásia.
França, com seis títulos, Espanha, Dinamarca, Alemanha e Croácia, são as principais favoritos. O handebol das Américas terá três representantes: Argentina, Brasil e Chile. Passam à fase final os três primeiros colocados dos quatro grupos. As demais seleções disputam o torneio de consolação, a "President`s Cup".
O Brasil que teve uma expressiva melhora na sua seleção, a partir de 2012, buscará uma das vagas no grupo A. Nas últimas três edições, o Brasil bateu na trave na luta de avançar às quartas de final. Foi derrotado por um gol pela Rússia, em 2013, pela Croácia, em 2015, e pela Espanha, em 2017.
A sensível melhora no padrão de competitividade da seleção verde e amarelo, deve-se muito ao número de atletas que joga atualmente no exterior, aproximadamente 50, distribuídos por clubes de Ligas muito fortes da Europa, como Espanha, França, Polônia, Turquia e Portugal. Até 2011, apenas quatro jogadores jogavam na Europa.

A primeira partida do Mundial, pelo grupo do Brasil, será disputada nesta quinta-feira entre Alemanha e Coreia Unificada. O Brasil estreia amanhã, sexta-feira, às cinco e meia da tarde, diante da poderosa França.
O Brasil precisa fazer uma partida perfeita, como ocorreu no primeiro tempo das quartas de final da Rio/2016, em que o Brasil empatou em 16 gols com a França. Caso isso ocorra, nos dois tempos, o Brasil tem uma pequena chance de empatar ou até de ganhar na estreia.
A melhor colocação do Brasil, desde 1995, quando a selecão participou de todos os mundiais, foi um décimo terceiro lugar, em 2013, na Espanha. Passar pela Rússia, pela Sérvia e pela Coreia Unificada, o que não impossível de ocorrer, colocaria o Brasil na fase seguinte, onde 12 equipes disputam o título divididas em dois grupos de 6 seleções.
A seguir, fotos da Arena Mercedes Benz, em Berlim, onde o Brasil jogará as partidas da primeira fase. A Arena tem 17 mil lugares.


Tabela com os jogos do Brasil...

As seis seleções do grupo A...

Brasil

Sérvia

Coreia Unificada

França

Alemanha

Rússia
Obs: o Mundial não será transmitido para o Brasil por nenhuma TV aberta ou por assinatura. Os canais Sport TV informaram, no final de 2018, que transmitiriam a competição, o que não se confirmou. Para assitir aos jogos acesse o site da Federação Internacional de Handebol (IHF).
