Brasil termina na terceira colocação no Torneio Internacional da Noruega de handebol masculino
- Cláudio Moura
- 6 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

A seleção masculina adulta se despediu da "Cup Gjensidige", na Noruega, na tarde do domingo, 6 de janeiro, com uma derrota para os donos da casa, na melhor partida do sete brasileiro. O placar foi de 30 a 26 (19 a 16, para o Noruega, na primeira etapa).
O Brasil fez, até os 26 minutos, uma partida perfeita com o placar sempre empatado. Alguns erros de antecipação no ataque, nos últimos minutos, permitiram à equipe local, atual vice-campeã mundial, abrir três gols de vantagem.
A equipe nacional não voltou bem para o segundo tempo. Aos 13 minutos já perdia de 25 a 20, levando três gols em sequência na posicão de pivô. Aos poucos, acertando a marcacão, o Brasil voltou para o jogo e chegou a ficar a dois gols do empate (26 a 24), aos 23 minutos.
Os últimos cinco minutos foram de gols para os dois lados. O Brasil desperdiçou quatro bolas contra a trave nórdica durante a partida, além dos dois goleiros do adversário estarem em tarde muito inspiradas.

O central Henrique Teixeira foi o melhor do Brasil e goleador, com 4 gols (foto de arquivo)
Com o resultado, o Brasil ficou com a terceira colocação com duas derrotas e uma vitória, a mesma campanha da Islândia, que ficou com o segundo lugar devido ao saldo de gol: dois positivos, contra cinco negativos do Brasil.
A equipe precisa de alguns ajustes no miolo da barreira quando defende. A defesa 5+1 funcionou bem, mas o Brasil perdeu alguns gols por afobação, além de ter um aproveitamento ruim quando atacou sem goleiro, errando ações ofensivas que redundaram, muitas vezes, em gols dos adversários.
Na primeira partida, A Islândia derrotou a boa seleção da Holanda, por 27 a 23, que mesmo sem vitórias apresentou uma boa qualidade de jogo. O Brasil viaja para a Alemanha na segunda-feira, 7 de janeiro, onde treinará nos dias 8, 9 e 10, antes da estreia no Mundial, no dia 11, diante da França, atual bicampeã da competição.

Lance do amistoso entre Alemanha e Argentina, em Berlim
Os argentinos, que também se preparam para o Mundial, sofreram uma dura derrota para a Alemanha na tarde do domingo (6): 28 a 13 (9 a 6, para a Alemanha, no primeiro tempo). Os alvicelestes estão no grupo D ao lado da Suécia, do Qatar, da Hungria, de Angola e do Egito.
A Argentina sentiu muitos os seus desfalques para o Mundial: Federico Pizzaro, Pablo Vaisten, Julián Souto Cueto e Diego Simonet, melhor jogador das Américas em atividade e craque do Paris Saint-Germain; todos desligados por motivo de lesões.

A seguir, fotos do jogo Noruega x Brasil...





