Brasil conquista pela décima primeira vez o título de campeão das Américas no handebol feminino
- Cláudio Moura
- 5 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020


Com o Ginásio do Sesi/Trapiche, em Maceió/AL, com mais de três mil e quinhentos torcedores, segundo informou a organização do evento, Brasil e Argentina fizeram a grande final do Campeonato Sul/Centro-Americano feminino adulto. Foi uma partida muito disputada em que a Argentina chegou a surpreender o Brasil.
A seleção nacional começou arrasadora. Aos 14 minutos da primeira etapa, com muito volume de jogo, já ganhava por 10 a 2, com a seleção portenha assustada e perdida em quadra. O técnico argentino Eduardo Gallardo, que está no comando da seleção há pouco mais de três meses, parou a partida e organizou a equipe, com a entrada da lateral direita Malena Cavo, de apenas 19 anos, que mudou o rumo do jogo.
Numa noite em que as defesas, e em especial as goleiras Babi Arenhart, pelo Brasil, e Marisol Carratú, pela Argentina, foram fundamentais na partida, as argentinas começaram a encaixar suas jogadas e dimunuir a vantagem do Brasil, que jogou muito bem apenas até os 15 minutos do primeiro tempo. O jogo foi para o intervalo com o Brasil com uma vantagem perigosa de apenas cinco gols (15 a 10).
Com uma volta em que o Brasil parecia que iria abrir boa vantagem novamente, marcando três gols em quatro minutos, a valente seleção Argentina voltou a se recuperar e com uma defesa muito agressiva induziu várias vezes ao erro o ataque brasileiro, que não demonstrou o mesmo aproveitamento dos jogos anteriores.
Ao final, num jogo que permaneceu equilibrado, o Brasil venceu por 24 a 19, graças a grande vantagem que abriu no começo do jogo. A Argentina evoluiu muito desde a última edicão do campeonato, em Buenos Aires/2016, quando foi derrotada pelo Brasil no jogo final por 38 a 20.

Na partida preliminar, às 18h, o Uruguai conseguiu sua primeira vitória na competição ao ganhar do Chile por 27 a 26, numa partida de grande recuperação da seleção charrua. Segundo informações da IHF (Federação Internacional de Handebol), o Paraguai irá disputar a última vaga do continente, num total de quatro, em duas partidas, contra o vice do campeonato do Caribe/América do Norte, que ainda não tem datas e o local definidos. Brasil, Argentina e o futuro campeão do torneio do Caribe e América do Norte estão garantidos no Mundial do Japão, em dezembro de 2019.
A seguir, fotos da premiação aos três primeiros colocados na competição: Brasil, Argentina e Paraguai...









