top of page
Buscar

Federação Pan-Americana vence batalha jurídica travada contra a Federação Internacional

  • Cláudio Moura
  • 20 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

A Federação Pan-Americana de Handebol venceu uma batalha jurídica que vinha travando com a Federação Internacional de Handebol (IHF) desde o segundo semestre de 2017. A entidade máxima do handebol mundial tentou desmembrar o handebol das Américas em duas federações: sul-Americana e América Central; e Caribenha e América do Norte.

A IHF alegava que a hegemonia da América do Sul atrapalhava o desenvolvimento mais competivo do handebol no restante do continente, o que foi prontamente rebatido pelos dirgentes da Federação Pan-Americana, que afirmavam que a tentativa da IHF em dividir o handebol do continente era meramente política.

A seguir, a nota PHTF sobre a decisão tomada pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS), dando ganho de causa à Federação Pan-Americana...

A justiça foi cumprida. O handebol pan-americano permanecerá unido! O Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) concedeu o recurso apresentado pela Federação Pan-Americana de Handball para anular a decisão da Federação Internacional de Handebol (IHF) de dividir nosso continente em dois. “A Pan-América continua unida porque nós, membros da família pan-americana do handebol, permanecemos unidos. Fizemos isso graças à força que nossos atletas nos deram, aqueles que inspiram cada uma de nossas ações ”, disse Mario Moccia, presidente da PATHF.

A decisão TAS, anunciada em uma decisão de 13 de setembro de 2018, foi esmagadora:

• O recurso apresentado pela PATHF é aceito.

• A decisão emitida em 1 de maio de 2018 pelo Tribunal Arbitral da IHF, que rejeitou os argumentos da PATHF sobre a irregularidade do desdobramento, “é anulada”.

• “A decisão do Congresso da IHF de 11 de novembro de 2017 de delegar sua autoridade ao Conselho da IHF para discutir, avaliar e tomar uma decisão sobre a moção referente aos estatutos da IHF relacionados ao continente Panamericano e, conseqüentemente, sobre o as alterações relevantes dos estatutos da IHF são declaradas nulas e sem efeito ”. Este congresso foi a origem da divisão nula de nossa federação.

• A IHF reembolsará à PATHF uma parte das despesas relacionadas ao processo.

Esperamos que a IHF cumpra integralmente a decisão do órgão máximo de adjudicação no mundo dos esportes e reverta tudo o que aconteceu até o momento.

Um grande abraço para todos vocês.

Federação Pan-Americana de Handball.

Com informações da Federação Pan-Americana de Handebol.

 
 
 
bottom of page