Thiagus Petrus começa sua trajetória no FC Barcelona
- Cláudio Moura
- 22 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

O craque brasileiro Thiagus Petrus, de 29 anos, é o primeiro brasileiro na história do handebol mundial a vestir a camisa azul e grená, no time adulto, do Futebol Clube Barcelona, um dos maiores e mais vitoriosos clubes do mundo em várias modalidades (futebol, futsal, basquete e handebol são algumas delas). Thiagus tem contrato que vai até junho de 2020.
Depois de passar, no exterior, pelo handebol da Espanha, onde jogou em dois clubes, e pela Hungria, onde atuou nos últimos dois anos, Thiagus foi indicado para o clube Catalão pelo ex-goleiro David Barrufet (último de pé na foto acima), que brilhou no arco do Barça e da seleção espanhola por mais de 15 anos. Barrufet considera Thiagus um dos melhores jogadores de defesa que ele viu jogar.
A chegada do Thiagus ao Barcelona é um prêmio a esse grande atleta, natural de Juiz de Fora/MG, que sempre se destacou nos clubes por onde passou e, principalmente, na seleção brasileira adulta, desde sua estreia, em 2009. Petrus é o rei da raça; defende muito bem e na seleção ele ajuda no ataque com seus tiros de longa distância, aproveitando sua impulsão e a altura de 1 metro e 98 centímetros.
Ele já está em atividade no novo clube, disputando a Liga Asobal (Espanha) e as competições continentais em que o Barcelona se destaca como uma das maiores forças, sendo o atual campeão europeu e mundial. Thiagus estará na quadra no "Super Globe", o Mundial da Categoria, em outubro próximo, no Qatar. O Brasil participa, com o Taubaté/SP, como o representante das Américas.
O site Handebol para Todos, que sempre destaca o handebol brasileiro e é fã declarado do Thiagus, torce para que ele consiga muitos títulos e que a sua qualidade como atleta continue se destacando e evoluindo. Torcemos, igualmente, que ele continue por muitos anos sendo o capitão e o homem base na defesa da seleção nacional.
No contramão de tudo o que vem ocorrendo de ruim e vergonhoso fora das quadras, na nossa modalidade, Thiagus e quase uma centena de atletas, homens e mulheres que jogam na Europa, são provas cabais que o handebol brasileiro é e sempre foi talentoso e que seus atletas, muitos deles inciados nas escolas públicas, são o que há de melhor no nosso esporte.

A seguir, um perfil feito pelo site oficial da sessão de handebol do FC Barcelona sobre Thiagus Petrus...
Thiagus Petrus nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, em 25 de janeiro de 1989. Ele tem experiência anterior na Liga Asobal, desde há alguns anos. Ele anteriormente jogou Naturhouse La Rioja.
Sua carreira começou aos 15 anos no Olympic Club Atlético, uma equipe de sua cidade natal. Em 2007, antes de se mudar para a Europa, ingressou no Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, uma das melhores equipes no Brasil. Lá, ele ganhou os primeiros títulos de sua carreira profissional.
Em 2012, ele assinou seu primeiro contrato na Europa com Naturhouse La Rioja, onde ele começou como um jogador federado no continente. O brasileiro não só teve bom desempenho em competições domésticas, mas também na Liga dos Campeões EHF.
Após três temporadas, em 2015, Petrus iniciou uma nova e boa aventura na Hungria, no SC Pick Szeged, onde conquistou o título de campeão em 2017/2018.
Especialista defensivo pelo lado esquerdo, Petrus também desempenha um papel importante no sistema defensivo da seleção brasileira.
Suas ótimas atuações com o Naturhouse e o Pick Szeged ajudou a torná-lo uma convocação internacional regular. Em 2015, ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/Canadá.Em 15 de junho de 2018, ele se juntou ao Barça Lassa pelas próximas três temporadas.
Perfil técnico...
O lateral esquerdo tem credenciais físicas espetaculares. Seu poder e capacidade de pular fazem dele um jogador com um chute muito potente, quando no ataque, de longa distância. Mas sua principal especialidade é mesmo a defesa devido à sua envergadura física privilegiada.
Títulos...
Com a seleção brasileira adulta
Ouro nos Jogos Pan-Americanos/2015
Ouro no Pan-Americano da modalidade/2016
Ouro nos Jogos Esportivos Sul-Americanos 2010/2014/2018
Títulos pelo EC Pinheiros/SP
Liga Nacional: 2009, 2010 e 2011
Liga Húngara: 2017/2018, pelo Pick Szeged
Galeria de Fotos...








