top of page
Buscar

Brasil conhece adversários no Mundial masculino da Alemanha/Dinamarca, em janeiro de 2019

  • Cláudio Moura
  • 26 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Um dia após ter disputado e perdido o título do Pan-Americano adulto, para a Argentina, na Groenlândia, o Brasil conheceu os adversários da primeira fase do Mundial, que será jogado em duas sedes: Alemanha e Dinamarca, de 12 a 29 de janeiro de 2019. O sorteio, realizado em Copenhague, capital da Dinamarca, segunda-feira, 25 de junho, foi bem desfavorável ao Brasil, levando-se em conta a tradição dos adversários.

A França é a maior vencedora de mundias, com seis títulos. A Alemanha tem dois títulos e está entre as cinco melhores do mundo na atualidade. Rússia, Sérvia e Coreia, que jogará com uma equipe unificada, são países muito tradicionais, com títulos e medalhas em mundiais em olimpíadas. O Brasil ficou no grupo A.

Houve uma grande mudança no regulamento na segunda e terceira fases da competição em relação aos Mundias que foram disputados dos anos 1990 até 2017, na França. Com o novo sistema de disputa, apenas as três primeiras seleções de cada grupo avançam à segunda fase, divididos em em dois grupos de seis equipes. Os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais.

A fórmula tira, na teoria, muito as chances dos países intermediários no ranking mundial (Brasil, Argentina, Egito, Qatar e Tunísia) de avançar às fases mais decisivas do Mundial. Foram eliminadas as oitavas e as quartas de final. Não haverá mais, portanto, cruzamentos eliminatórios em partidas únicas depois da fase de grupos. Pode-se supor que o novo formato visa resguardar as grandes seleções de surpresas negativas (eliminações precoces) que, às vezes, ocorriam a partir das oitavas de final.

Quem não ficar entre os 12 primeiros colocados deverá disputar um torneio de consolação, que até 2017 era chamado de "President's Cup", e envolvia os países que ficavam entre o décimo sétimo e o vigésimo quarto lugares. Não foi divulgada ainda como será o modelo de disputa, agora entre as seleções que ficarem do décimo terceiro ao vigésimo quarto lugares.

Composição dos quatro grupos do Mundial...

Grupo A: Alemanha, França, Russia, Brasil, Sérvia e Coreia

Grupo B: Espanha, Croácia, Macedônia, Islândia, Bahrein, Japão,

Grupo C: Dinamarca, Noruega, Áustria, Tunísia, Chile, Arábia Saudita

Grupo D: Suécia, Hungria, Qatar, Argentina, Egito, Angola

Com informações, arte e logotipo da IHF.

 
 
 
bottom of page