top of page
Buscar

Brasil e Argentina fazem a décima final consecutiva do Pan-Americano masculino adulto

  • Cláudio Moura
  • 24 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

O sábado, 23 de junho, foi o dia das decisões das disputas que encaminharam as posições finais de dez das onze seleções que participam do Pan-Americano de handebol adulto masculino, em Nuuk, na Groenlândia. Brasil e Argentina confirmaram seus favoritismos em chegar à final ao passarem por seus adversários Chile e Groenlândia, respectivamente.

O Brasil ganhou do Chile, na primeira semifinal, por 32 a 24 (14 a 11, no primeiro tempo). A primeira etapa foi equilibrada, mesmo com o Brasil tendo saído com uma vantagem de quatro a zero. O Chile encostou em um gol, aos sete minutos, placar que permaneceu inalterado até os 12 minutos. Foi um primeiro tempo em que as defesas prevaleceram sobre os ataques.

A equipe brasileira errou em alguns movimentos e perdeu três gols cara a cara com o goleiro Felipe Barrientos, além de Fábio Chiuffa e Henrique Teixeira perderem dois gols em cobranças de pênaltis. O Chile marcou cinco dos onze gols no meio da barreira com infiltrações do pivô Javier Fragile, que marcou três dos cinco gols nessa posição. Leonardo Ferrugem e César Bombom, os goleiros brasileiros, pegaram sete bolas, sendo que Bombom defendeu dois dos três pênaltis cobrados pela seleção andina.

José Toledo, na lateral direita, foi o grande destaque brasileiro

Uma desconcentração do Chile, na volta para o segundo tempo, foi o suficiente para que o Brasil marcasse três gols em sequência, o que visivelmente abalou a boa seleção comandada pelo técnico espanhol Mateo Garralda.

José Toledo, que entrou no segundo tempo, incendiou o ataque brasileiro marcando oito gols em variadas e espetaculares jogadas, resgatando o seu jogo de alto nível, que andava sumido desde a Olimpíada de 2016. O Pivô Alexandro Pozzer também esteve muito efetivo com cinco gols marcados, três deles no segundo tempo.

Coletivamente o Brasil fez uma boa partida. Os contra-ataques e as antecipações da defesa brasileira, em especial no no segundo tempo, foram fundamentais para que o sete nacional chegasse ao final da partida com um confortável 32 a 24. Leo Dutra, pela lateral esquerda, foi a figura individual do Brasil que destoou dos demais, fazendo um péssimo segundo tempo.

Neste domingo, mais uma vez, Brasil e Argentina disputam a final da competição. Os argentinos têm seis títulos, enquanto o Brasil possui três. Os alvicelestes, que fizeram uma fase de grupo sem sustos, chegam bem credenciados à final, pois golearam a Groenlândia na segunda semifinal de ontem por 39 a 18, um placar inesperado, numa jornada muito infeliz dos donos da casa.

Tabela e resultados do Pan-Americano...

Sábado-23/06/18

11:009°/10° | Peru – Colômbia 26 : 33

13:005°/8° | Porto Rico – Canadá 26 : 30

15:005°/8° | Guatemala – Uruguai 15 : 36

17:00-SEMIFINAL 1 | Chile – Brasil 24 : 32

19:15-SEMIFINAL 2 | Argentina – Groenlândia 39 : 17

Domingo 24/06/18

09:00 -7°/8° | (PERD. 5°/8°) Porto Rico – Guatemala (PERD. 5°/8°)

11:005°/6° | (GAN. 5°/8°) Canadá – Uruguai (GAN. 5°/8°)

13:003°/4° | (PERD/SEMI 1) Chile – Groenlândia (PERD/SEMI 2)

15:001°/2° | (GAN/SEMI 1) Brasil – Argentina (GAN/SEMI 2)

Fotos e arte, site Tchê Esportes e arquivo da CBHb; tabela e resultados, site da competição.

 
 
 
bottom of page