Brasil x Chile, Argentina x Groenlândia fazem as duas semifinais do Pan-Americano de handebol mascul
- Cláudio Moura
- 22 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

O Brasil terminou a fase de grupos do Pan-Americano adulto masculino, na Groenlândia, com uma vitória tranquila sobre o Uruguai por 35 a 21 (20 a 8, no primeiro tempo). O resultado manteve os 100% de aproveitamento da seleção, no grupo B, com cinco jogos e cinco vitórias. O Brasil terminou a fase de grupos com um saldo positivo de 99 gols.
Na partida realizada na tarde de quinta-feira, 21 de junho, a tônica do completo domínio de jogo, que ocorrera nas outras quatro partidas, permaneceu. O Brasil começou arrasador com uma parcial de cinco a zero antes dos cinco minutos. O Uruguai diminuiu a vantagem e aos dez minutos o placar marcava onze a cinco. Os 20 a 8, na primeira etapa, resumiram bem a superioridade do Brasil.
O sete brasileiro caiu muito de rendimento no segundo tempo. Os uruguaios marcaram quatro gols na posição de pivô, no meio da defesa do Brasil, como já havia acontecido no jogo contra a Colômbia. Também no ataque o Brasil esteve disperso, perdendo alguns gols que não costuma errar. Mais uma vez, a seleção administrou o resultado e o técnico Washington Nunes nitidamente poupou o elenco.

Seleção comemorando mais uma vitória
Tabela e resultado dos jogos...
Quinta-feira- 21/06/18
9:00 Guatemala – Peru 31: 26
11:00 Colômbia – Paraguai 24: 22
15:00 Brasil – Uruguai 35: 21
17:00 Chile – Argentina 18: 24
19:00 Groenlândia – Canadá 32: 30
A sexta-feira, dia 22 de junho, é dia de folga na competição. As semifinais serão jogadas no sábado (23), assim como os cruzamentos de quinto a oitavo lugares e nono a décimo lugares, que também serão disputadas no mesmo dia. O Paraguai, sem nenhum ponto na primeira fase, ficou na décima primeira colocação, a última, com cinco jogos e cinco derrotas, no grupo B.
O Brasil, primeiro colocado no grupo B, enfrenta o Chile, segundo lugar no grupo A, numa semifinal, às 17h. A Argentina, primeira colocada no grupo A, joga contra a Groenlândia, segunda no grupo B, na outra semifinal, às 19h. As finais serão no domingo, 24 de junho. Os três primeiros colocados se classificam ao Mundial da Alemanha/Dinamarca, em janeiro de 2019.
