top of page
Buscar

Thiagus Petrus, capitão da seleção masculina, jogará a temporada 2018/2019 pelo Barcelona

  • Cláudio Moura
  • 4 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

Thiagus, Petrus, gigante de um metro e noventa e oito, mineiro de Juiz de Fora, capitão da seleção brasileira, está a um passo de jogar pelo mítico FC Barcelona, o maior clube do handebol espanhol e um dos maiores do mundo.

A notícia, que já vinha sendo especulada há algum tempo, confirma-se na janela de transferências dos clubes europeus, no período de férias das equipes de clubes nacionais. Thiagus, que já jogou na Espanha por alguns anos, estava na Hungria há quase três anos. O seu clube foi campeão nacional em 2018, depois de um jejum de 11 anos.

A sua transferência para um clube da elite do handebol mundial é, com certeza, um prêmio muito merecido. Thiagus é o rei da raça. Joga mais com defensor, pelo lado esquerdo, como Duda Amorim também o faz no seu clube e não seleção. Faz parte da seleção adulta desde 2009 e foi o jogador brasileiro que mais evoluiu nos últimos anos.

Ele está essa semana disputando com a seleção os Jogos Esportivos Sul-Americanos, na Bolívia. Depois segue para a Groenlândia, no final de junho, onde estará jogando o Pan-Americano da modalidade, que garante três vagas para o Mundia da Alemanha/Dinamarca, em janeiro de 2019.

A seguir, uma matéria completa sobre o assunto feita pelo site Globo Esporte.Com, de autoria do jornalista Marcel Merguizo...

"Més que un club”. O lema do Barcelona, estampado em catalão na arquibancada do Camp Nou, poderia ser também “mais que um clube de futebol”. Basta entrar no museu do clube e perceber a quantidade de troféus importantes conquistados no basquete, futsal, hóquei e handebol. E é justamente neste clube, o mais vitorioso da história no handebol, que o capitão da seleção brasileira vai jogar na próxima temporada.

Assim, Thiagus Petrus, mineiro de 29 anos, armador esquerdo de 1,98 metro, vai se tornar o primeiro brasileiro a jogar pelo maior campeão europeu. Isso mesmo, se o rival Real Madrid domina o continente no futebol, com 13 troféus da Liga dos Campeões, com a bola nas mãos é o Barça o dono do continente, com nove títulos. O anuncio da contratação do brasileiro vai ser feito ainda no início de junho. Ele acaba de ser campeão nacional pelo Pick Szeged, da Hungria. Antes o jogador especialista em defender havia jogado no La Rioja, da Espanha.

Thiagus, com a torcida do Pick Szegedm na Hungria

E, agora, o ginásio que fica a poucos metros do Camp Nou, deve ser a casa de Thiagus Petrus até 2021. No elenco da temporada 2018/2019, o mineiro de Juiz de Fora será o único atleta nascido fora da Europa. O Barcelona ganhou cinco dos seis campeonatos que disputou na última temporada (caiu nas oitavas de final da Liga Europeia).

A saber: antes do atual capitão da seleção, outros brasileiros atuaram com a camisa blaugrana. Jhony Medina esteve no elenco da temporada 2012/2013, mas não atuou no time A. Recentemente, o armador Gabriel Ceretta também defendeu o gigante da Catalunha, na equipe B. Mais um destaque da nova geração brasileira, João Pedro Silva também esteve no Barça, mas nas categorias de base.

Uma outra curiosidade, para encerrar: Thiagus Petrus dos Santos quase se chamou Williamus Petrus, por decisão do pai, que chegou a estudar para ser padre e queria homenagear um amigo de seminário. A mãe não deixou. E ficou Thiagus. A partir de agora, Thiagus Petrus do Barcelona.

Thiagus em ação na Olimpíada Rio/2016, contra a França

Com informações do site Globo Esporte.com; fotos, arquivos da internet.

 
 
 
bottom of page