Brasil é o virtual campeão de 12º Pan-Americano juvenil feminino
- Cláudio Moura
- 14 de abr. de 2018
- 3 min de leitura

A seleção brasileira conquistou (ainda não matematicamente) o seu décimo segundo título continental na noite da sexta-feira, 13 de abril, ao vencer a Argentina por 21 a 16 (12 a 9, no primeiro tempo), pela penúltima rodada do Pan-Americano juvenil feminino, diante de uma plateia de mil e quinhentos torcedores que lotaram o ginásio Cenard, na capital Argentina, Buenos Aires.
O Brasil é virtualmente campeão, como destaca a manchete, somente devido ao fator matemático. Para perder o título, neste sábado (14), a seleção nacional tem que ser derrotada pelo Paraguai, e Argentina ou Chile, que se enfrentam às 17h, obterem uma vitória, uma ou a outra, por mais de 15 gols de diferença. O Brasil ainda tem a vantagem de jogar a última partida da rodada, às 19h, contra o Paraguai, sabendo do resultado entre Chile e Argentina. Serão necessários dois gigantescos milagres na noite de hoje para o Brasil não levar o ouro: a derrota para o Paraguai; e uma goleada no jogo entre Argentina ou Chile para uma das equipes. Menos de um por cento de chance de isso ocorrer.

A quarta rodada começou com Chile e Peru, às 15h. Mais um derrota acachapante das peruanas, dessa vez por 49 a 14. As chilenas garantiram vaga ao Mundial da Polônia, em julho. O Peru joga sua última partida, hoje (14), contra o Uruguai.
Paraguai e Uruguai fizeram uma grande partida, a segunda da rodada. Num jogo de grande recuperação no segundo tempo, as uruguaias superam a seleção guarani com um gol faltado 12 segundos para o final da partida. Com isso, o Paraguai ficou sem chances de lutar por uma das três vagas para o Mundial da Polônia, enquanto o Uruguai venceu sua primeira partida na competição. Placar final: Uruguai 22 x 21 Paraguai.

A mais esperada partida do Pan, o clássico Argentina x Brasil, fechou a rodada com um jogo à altura da tradição da rivalidade entre as duas nações. Mesmo o Brasil sendo bem superior à Argentina em todos os níveis do handebol feminino, o jogo foi o melhor da torneio, com um primeiro tempo de predomínio do Brasil, mas com a Argentina vivendo bons momentos, chegando até a empatar a partida num determinado momento. O jogo foi ao intervalo com um 12 a 9 para o Brasil.
Com muita determinação, e alentado por sua torcida apaixonada, a seleção alviceleste chegou a encostar em dois gols no placar logo aos quatro minutos. Porém, a Argentina sofreu um apagão de gols na sequência, disparando quatro bolas na trave brasileira e contando com uma noite inspirada da goleira Jhennyfer Alves, que defendeu 12 bolas, durante toda a partida, no arco brasileiro.
O Brasil finalmente fez uma exibição de gala, com a defesa fechadíssima num 6/0, induzindo ao erro e aos arremessos antecipados o ataque argentino. A Argentina parou no gol número 12 por nove minutos, enquanto o Brasil chegou a abrir sete gols de diferença. Não havia mais tempo para a virada das hermanas. O 21 a 16 refletiu a superioridade incontestável do Brasil no handebol feminino continental há mais de duas décadas.
Galeria de Fotos...
Chile x Peru



Uruguai x Paraguai



Brasil x Argentina



Tabela do Pan...
Terça-feira (10)
15h -Paraguai 58x6 Peru
17h - Brasil 26x23 Chile
19h -Argentina 20x18 Uruguai
Quarta-feira (11)
15h - Chile 22x26 Paraguai
17h - Uruguai 15x35 Brasil
19h - Peru 13x53 Argentina
Quinta-feira (12)
15h - Chile 27x13 Uruguai
17h - Brasil 48x12 Peru
19h - Paraguai 17x18 Argentina
Sexta-feira (13)
15h - Peru 14x49 Chile
17h - Paraguai 21x22 Uruguai
19h - Argentina 16x21 Brasil
Sábado (14)
15h - Uruguai x Peru
17h15 - Argentina x Chile
19h30 - Brasil x Paraguai
