Groenlândia, no extremo norte da Américas, sediará o Pan-Americano masculino adulto de seleções
- Cláudio Moura
- 13 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Nuuk, com 16 mil habitantes, é a capital da Groenlândia
A gelada Groenlândia, região autônoma do reino da Dinamarca, sediará pela primeira vez um campeonato oficial de handebol no continente. Será o Pan-Americano adulto masculino, em junho, na bucólica e congelante cidade de Nuuk, capital do país que é a maior ilha do mundo A população groenlandesa é de pouco mais de 53 mil habitantes.
O país já se candidatara anteriormente a sediar disputas no continente, mas acabou sendo preterido devido à difícil logística para a chegada das demais seleções por via aérea. Num grande esforço do governo e federação locais, a Groenlândia conseguiu superar os impasses e terá finalmente um campeonato oficial nas suas terras geleadas.
A seleção local já participou de três Mundias (2001, 2003 e 2007), como terceira força do continente. No último Pan, em 2016, ficou em quinto lugar, ganhando uma partida da Argentina, que acabou com o bronze. A Liga de Clubes da Groenlândia tem 13 times. O handebol e o futebol são os esportes mais populares do pais, mas o primeiro leva vantagem, pois o futebol só pode ser jogado no verão, que tem média de 11 graus centígrados.

Aqui o ginásio de Nuuk, sede dos jogos, com mil lugares de capacidade
A seguir, uma matéria esclarecedora do site 7 Metros, Handebol Total, que informa o número de participantes e o critério da escolha ou classificação das seleções para o Pan-Americano, o que a pouco mais de dois meses do começo da competição não havia sido divulgado ainda pela Federação Pan-Americana de Handebol...

Entre os dias 16 e 24 de junho será disputado o Pan-Americano na Groenlândia, que credenciará três países ao mundial em janeiro de 2019, que será disputado na Alemanha/Dinamarca.
Os países classificados:
Brasil atual campeão, Chile vice e Argentina bronze, do último Pan, na Argentina.
Cuba, Canadá e Porto Rico, pódio do torneio Nor.Ca, disputado no México dias atrás.
Paraguai, Peru, Colômbia e Uruguai são os outros inscritos pela America do Sul e independem de torneio prévio classificatório para participar do campeonato.
Guatemala, campeã centro-americana e Groenlândia, país sede. Total de 12 países. A fórmula ainda não foi divulgada. Imagina-se que sejam em dois grupos de seis seleções na fase classificatória.
O Brasil ainda está um passo acima dos demais, pelo menos no papel, com atletas com mais rodagem internacional. Porém, vimos no último Pan a dificuldade que tivemos em jogar contra a equipe chilena, com grandes nomes e comandada por Mateo Garralda, técnico espanhol.
No torneio "Quatro Nações", realizado no Brasil anualmente, tivemos uam partida duríssima contra os "Gladiadores" (Argentina), comandados pelo super experiente técnico espanhol, Manolo Cadenas. Fora a questão da “rivalidade” que sempre aproxima as seleções e incendeia os confrontos.
Os cubanos retornam ao cenário internacional após quase 20 anos sem sua força máxima. Grandes talentos se naturalizaram por outros países, mas a nova safra de atletas possui enorme potencial e contará agora com o reforço de sete atletas profissionais que jogam na Europa e estarão no Pan.
