top of page
Buscar

Handebol das Américas é suspenso temporariamente das competições internacionais

  • Cláudio Moura
  • 6 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Foi divulgado no mês de janeiro, pela IHF (Federação Internacional de Handebol), que a Federação Pan-Americana de Handebol foi suspensa por tempo indeterminado das competições mundiais organizadas pela entidade máxima da modalidade.

Caso a punição não seja revista, as três seleções que representam as Américas no próximo Mundial masculino adulto, na Alemanha/Dinamarca, em janeiro de 2019, não poderão disputar.

É uma quebra-de-braços entre as duas entidades sobre um tema que o presidente da IHF, o egípcio Hassan Moustafa, vem defendendo há algum tempo. Ele quer o desmembramento da Federação Pan-Americana em duas entidades. Sua alegação é de que o handebol nas Américas só tem o desenvolvimento desejado na América do Sul, o que o dirigente máximo da entidade que cuida do handebol no continente americano, o argentino Mario Moccia contesta, afirmando que a punição ao handebol das Américas é política.

A seguir, a matéria completa publicada pelo site Globo Esporte.com...

O handebol brasileiro corre risco de não poder mais disputar edições de Mundiais e Olimpíadas. Tudo porque a Federação Pan-Americana dessa modalidade foi suspensa pela Federação Mundial de Handebol (IHF). A decisão faz parte da tentativa do presidente da entidade internacional, Hassan Moustafa, de dividir a PATHF em duas federações: uma com a América do Norte e Caribe, e outra com as Américas do Sul e Central.

Hassan Moustafa, do Egito, presidente da IHF

Moustafa ganhou a eleição no último dia 14 em Zagreb, na Croácia, com 102 votos a favor da mudança, 26 contra e 40 abstenções. Segundo a PATHF, não foram conseguidos os 2/3 de votos necessários para que a divisão fosse efetivada. Antes da votação, a Federação Pan-Americana havia peticionado em dezembro junto à Comissão de Arbitragem da IHF contra a divisão, mas a comissão não se manifestou dentro do prazo.

Além da divisão, as seleções do continente foram proibidas de disputar Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos.

Mario Moccia, da Argentina, presidente da Federação Pan-Americana

A PATHF alega que a medida foi tomada motivada pelo fato de não ter convidado Moustafa para participar de uma Assembleia Extraordinária realizada em Bogotá, na Colômbia, em outubro de 2017.

A próxima disputa de seleções de Handebol é o Mundial Masculino de 2019, que acontecerá na Alemanha e na Dinamarca.

Com informações do site Globo Esporte; fotos e logotipos=internet.

 
 
 
bottom of page