Taubaté e Pinheiros decidem a Liga nacional masculina no domingo
- Cláudio Moura
- 16 de dez. de 2017
- 2 min de leitura


O maior clássico do handebol masculino, dos últimos anos, volta a ser reeditado neste domingo, 17 de dezembro, em mais uma final da Liga masculina: Pinheiros x Taubaté. As duas equipes se credenciaram à grande final após terem vencido as duas partidas das semifinais contra Londrina/MRV e São Caetano, respectivamente.
O primeiro jogo da noite da sexta-feira, 15 de dezembro, colocou frente à frente as equipes do Taubaté e do Londrina, no jogo da volta. Precisando vencer por cinco gols de diferença, para chegar à final, a equipe paranaense não teve forças para bater o atual campeão brasileiro, o Taubaté, e foi derrotado por 27 a 19 (14 a 11, para o Taubaté, no primeiro tempo).
O Londrina não reeditou a boa partida da quinta-feira. Exceto pelos primeiros cinco minutos, quando esteve dois gols à frente no placar, o alvirrubro do Paraná fez uma partida de altos e baixos, enquanto o time do interior paulista jogou com muita regularidade. Com as duas derrotas para o Taubaté, o Londrina jogará no domingo, (17), pelo bronze contra o São Caetano.

Thiago Santos, central do Taubaté, foi uma dos destaques do jogo
A segunda partida da noite, envolvendo Pinheiros e São Caetano, foi bem mais equilibrada, desfazendo a péssima imagem que o São Caetano deixou no primeiro jogo, quando perdeu por nove gols de diferença; um resultado atípico para um clássico do handebol paulista e brasileiro.
Precisando reverter o placar amplamente adverso, do jogo da ida, a equipe do ABC paulista largou na frente no placar e se manteve por boa parte do primeiro tempo, enquanto o Pinheiros nitidamente se poupava, administrando o resultado favorável conquistado na primeira partida.
O Primeiro tempo terminou com vantagem para o time azul e preto (13 a 9 para o Pinheiros). A etapa final seguiu bem equilibrada, mas com a equipe da capital paulista sempre na dianteira no placar por dois ou três gols. No final o Pinheiros venceu pela diferença mínima (26 a 25), classificando-se para a final do domingo.

O experiente Zeba, lateral direito, em ação pelo Pinheiros
Fase final da Liga Nacional Masculina de Handebol
Quinta-feira (14)
Taubaté/FAB/Unitau (SP) 24 x 20 MRV Unicesumar Londrina/Paiquerê FM (PR) EC Pinheiros (SP) 35 x 26 São Caetano Handebol (SP)
Sexta-feira (15)
Taubaté/FAB/Unitau (SP) 27 x 19 MRV Unicesumar Londrina/Paiquerê FM (PR) EC Pinheiros (SP) 26 x 25 São Caetano Handebol (SP)
Domingo (17)
9h30: Disputa do 1º lugar - SporTV 12h: Disputa do 3º lugar
Serviço Fase final da Liga Nacional Masculina de Handebol Data: 14 a 17 de dezembro Local: Local: Ginásio Vitório Zanon (Baetão) Av. Armando Ítalo Setti, 901 - São Bernardo do Campo (SP)

Ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo/SP, palco da final da Liga