Brasil termina na décima oitava colocação no Mundial feminino da Alemanha
- Cláudio Moura
- 12 de dez. de 2017
- 2 min de leitura

O Brasil foi derrotado na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, na decisão da "President's Cup", torneio de consolação do Mundial feminino, que está sendo jogado na Alemanha. O adversário foi a Polônia, que venceu por 27 a 25 (15 a 13, para as polacas, no primeiro tempo).
A apatia do sete brasileiro foi nítida durante todo o jogo, contrastando com a seriedade do adversário. O Brasil esteve todo o tempo atrás do placar. Das oito penalidades máximas marcadas, o Brasil errou cinco, duas com Ana Paula Rodrigues, que raramente erra esse tipo de arremesso.
Como num filme várias vezes repetido, o ataque do Brasil errou muito. A goleira Mayssa Pessoa, que fez uma atuação discreta, jogou toda a partida e não foi substituída por Babi, que sempre atuou bem no Mundial.

Ana Paula, craque brasileira, fez um mundial muito irregular
O Brasil voltou para o segundo tempo com dois gols atrás no placar. Era esperado uma reação da equipe, mas o que se viu foi uma quantidade enorme de erros nos primeiros 18 minutos, o que fez com que a Polônia livrasse sete gols.
No último terço do jogo, aproveitando-se de uma desconcentração da Polônia, o Brasil saiu de um placar de 25 a 17 e encostou em 25 a 23. O Brasil entrou no jogo, mesmo sem muita qualidade e cometendo erros.
Faltando dois minutos para o final da partida, o placar era de 26 a 25 para a Polônia. Foi quando a ponta esquerda Dayane Rocha perdeu a chance do empate, disparando a bola no corpo da goleira polonesa. No ataque seguinte, já aos 29 minutos, a Polônia marcou o gol 27 e deu números definitivos a partida.

Ataque polonês dando trabalho para o Brasil
O Brasil fez sete partidas: três derrotas, dois empates e duas vitórias. Deixou uma péssima impressão para aquele time que mais crescerá mundialmente nos últimos seis anos. Saiu momentaneamente da elite do handebol mundial.
O Trabalho de reconstrução de uma equipe novamente competitiva levará algum tempo e exigirá da comissão técnica paciência, disciplina e criatividade. Nenhuma das novatas apresentou um resultado satisfatório.

Polonesas comemoram o título da President's Cup
Demais resultados da segunda-feira, 11 de dezembro...
Disputa do vigésimo terceiro lugar: Argentina 29 x 19 Tunísia
Disputa do vigésimo primeiro lugar: Paraguai 23 x 21 China
Disputa do décimo nono lugar: Angola 33 x 23 Camarões
Resultados da segunda rodada dos oitavas de final...
República Tcheca 28 x 27 Romênia
Rússia 36 x 35 Coreia do Sul
Noruega 31 x 23 Espanha
Holanda 26 x 24 Japão
Quartas de final, terça-feira, 12 de dezembro...
Suécia x Dinamarca
França x Montenegro
Quarta-feira, 13 de dezembro...
República Tcheca x Holanda
Rússia x Noruega
