Esporte Clube Pinheiros já está no Qatar para disputa do Mundial masculino de clubes
- Cláudio Moura
- 22 de ago. de 2017
- 4 min de leitura

Registro do segundo Pan-Americano conquistado em 2017 pelo Pinheiros
O Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, já chegou a Doha, no Qatar, onde disputa a partir de sexta-feira, 25 de agosto, mais uma edição do "Super Globe", o Mundial do handebol masculino adulto.
A equipe brasileira representará o continente americano. O campeonato será disputado por oito equipes e começa já com a fase de quartas de final. Se o Pinheiros quiser sonhar com o título, ou ao menos com o pódio, tem que ganhar do atual campeão Mundial, o alemão Fuchse. Parada dura para o clube azul e preto paulistano.

A seguir, matéria de Andréa Rodrigues, do site "Tchê Esportes", sobre o Super "Globe" e a participação do EC Pinheiros...

"A equipe masculina de handebol do Esporte Clube Pinheiros embarcou para o Catar na madrugada dessa segunda-feira onde disputa o Super Globe 2017, o mundial de clubes, de sexta-feira (25/ago) a segunda-feira (28/ago), na cidade Doha.
O time do técnico Sérgio Hortelan vai jogar de forma um pouco diferente do esquema utilizado até então, principalmente em função da saída do armador esquerdo Léo Dutra, que foi jogar na Espanha. “Com o Dutra é um outro jogo, porque ele é extremamente agressivo, de explosão e chute... A equipe mudou um pouco as suas características e é isso que a gente tem que entender, pra não sentir essa falta do Dutra, que é um chutador, e ao mesmo tempo criar uma cara nova”, avalia Hortelan.

Sérgio Hortelan, técnico do Pinheiros e ex-atleta da seleção brasileira
Para a competição o time paulista terá o reforço do meia direita e ex-capitão da Seleção Brasileira Fernando Pacheco, o Zeba, que no primeiro semestre não jogou no Brasil porque estava finalizando o contrato no clube anterior, o Puerto Sagunto, da Espanha. Assim, quem deve assumir o lado esquerdo é o argentino Julian Cueto. O Pinheiros faz a partida de estreia contra o atual campeão do torneio, o clube alemão Füchse Berlim. “Claro que não somos favoritos, mas temos que acreditar que podemos fazer o melhor e se vier o resultado positivo vai ser maravilhoso”, disse Hortelan.
As oito equipes são as vencedoras de cada um dos cinco continentes, último campeão do torneio, um convidado da sede Qatar e um convidado da Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês)".

Estas são as oito equipes participantes:
Anfitrião: Al-Sadd (Catar)
Atual Campeão: Füchse Berlin (Alemanha)
África: Esperance Sportive de Tunisie (Tunísia)*
Ásia: Nafte-o-Ghaz Gachsaran H. Club (Irã)*
Europa: HC Vardar Skopje (Macedônia)
Oceania: Sydney Uni Handball Club (Áustria)
América: EC Pinheiros (Brasil)
Convidado IHF: FC Barcelona Lassa (Espanha)
*Al Ahly do Egito, campeão da África, decidiu se retirar depois de uma crise diplomática entre o Golfo e Qatar. O Al Noor, da Arábia Saudita, também se retirou pelo mesmo motivo e em apoio ao time do Egito.
Como na edição anterior, avança à semifinal quem vencer o jogo de estreia. O Esporte Clube Pinheiros (ECP) começa a disputa contra o atual campeão do Super Globe, o Füchse Berlin, da Alemanha. Todas as etapas são decididas em jogo único.
SISTEMA DA COMPETIÇÃO
Partida única nas quartas de final. Os ganhadores disputam as semifinais. Os perdedores disputam as posições de 5º a 8º.
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS
Quartas de final
25 de agosto - SEX
07H00 | (QF4) | FC Barcelona (ESP) x Esperance Sportive de Tunisie (TUN) 09H00 | (QF3) | HC Vardar Skopje (MKD) x Naft-O-Gas-Gachsaran (IRÃ) 11H00 | (QF2) | Füchse Berlin (GER) x Esporte Clube Pinheiros (BRA) 13H00 | (QF1) | Al Sadd (QAT) x Sydney Uni Handball Club (AUS)
Semifinais
26 de agosto
Posições 5º ao 8º
07H00 | Perdedor QF3 x Perdedor QF4 (PR 2) 09H00 | Perdedor QF1 x Perdedor QF2 (PR 1)
Semifinais
26 de agosto
11H00 | vencedor QF3 x vencedor QF4 (SF 2) 13H00 | vencedor QF1 x vencedor QF2 (SF 1)
Finais
28 de agosto de 2017
07H00 | Perdedor PR1 x Perdedor PR2 (posições 7/8) 09H00 | vencedor PR1 x vencedor PR2 (posições 5/6) 11H00 | Perdedor SF1 x Perdedor SF2 (posições 3/4) 13H00 | vencedor SF1 x vencedor SF2 (posições 1/2)
*Horários de Brasília
O 11º Mundial de Clubes de Handebol, ou Super Globe 2017, vai ser jogado pelo oitavo ano consecutivo em Doha, no Catar. Como nos outros anos, oito equipes disputam o título da competição que acontece entre os dias 25 e 28 agosto.
EC Pinheiros conquistou o título do Pan-Americano de Clubes de Handebol em maio/2017 e representa a América na disputa do Super Globe, o mundial de clubes de handebol.
Em 2016, o representante Pan-Americano foi o Taubaté, que ficou na 7ª colocação no Super Globe.
PARTICIPAÇÕES DO BRASIL:
1997 - METODISTA/SBC / 6º lugar
2002 - METODISTA/SBC / 3º lugar
2007 - METODISTA/SBC / 4º lugar
2010 - UNOPAR /LONDRINA / 5º lugar
2011 - EC PINHEIROS/ 5º lugar
2012 - METODISTA/SBC / 6º lugar
2013 - TAUBATÉ / 6º lugar
2014 - TAUBATÉ / 6º lugar
2015 - TAUBATÉ / 6º lugar
2016 - TAUBATÉ / 7º lugar
