Brasil conquista primeira vitória no Mundial juvenil masculino
- Cláudio Moura
- 12 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Depois de duas derrotas, para Coreia do Sul e Polônia, o Brasil finalmente conseguiu sua primeira vitória no Mundial juvenil masculino. Foi na manhã da sexta-feira (11), na Geórgia, ex-República da extinta União Soviética. A partida foi contra a Argentina pelo grupo C. Com o resultado o Brasil está na quinta colocação, posição que mantém, por ora, a seleção nacional fora da possibilidade de avançar às oitavas de final.
A partida foi nivelada por baixo. As duas seleções erraram muito no ataque, em especial no primeiro tempo. Arremessos antecipados, muitos deles por cima do travessão; dificuldade e lentidão dos ataques em relação às defesas; e muito nervosismo foram os "destaques" da partida.
O Brasil esteve com dois ou três gols à frente no placar até os 19 minutos. A Argentina conseguiu empatar aos 22 minutos. Até o final do primeiro tempo, as duas equipes se revezavam em empates e vitórias parciais por um gol. No último segundo, numa ligação rápida de contra-ataque, feita pelo goleiro argentino Santiago Giovagnola (eleito o melhor em quadra), a Argentina passou à frente, terminando o primeiro tempo em 8 a 7, um placar baixo e que refletiu a má qualidade do jogo.
O Brasil voltou muito mal no segundo tempo, tanto que levou três gols em três minutos. Aos poucos o time brasileiro foi se reaproximando no placar e voltou a empatar a partida próximo aos 10 minutos. O jogo seguiu com alternâncias no escore e com o Brasil perdendo três tiros de sete metros (pênaltis) dos cinco que cobrou. A partir do minuto 22 o Brasil começou a acertar contra-ataques e o goleiro Lucas Santos pegou cinco bolas providenciais. A Argentina sentiu o golpe e chegou a estar perdendo por oito gols, descontando para cinco. Placar final: Brasil 27 x 22 Argentina.
O sábado é dia de descanso no grupo C. O Brasil volta à quadra amanhã, 13 de julho, contra a Croácia, às 11h. O grupo está embolado nas quatro primeiras posições. Para continuar com chances reais de passar de fase, sem depender de resultados paralelos, o Brasil precisa ao menos de uma vitória e um empate nas duas últimas partidas da fase de grupo, contra Croácia e Portugal. Para isso terá que jogar muito mais do que jogou até aqui. A Argentina joga por duas vitórias e por saldo de gols e resultados paralelos positivos para avançar na competição. Quase que um milagre.
Galeria de fotos...





Programação - grupo C
*Horário de Brasília
Terça-feira (8) Croácia 30 x 30 Portugal Polônia 26 x 22 Argentina Coreia do Sul 35 x 33 Brasil
Quinta-feira (10) Portugal 30 x 28 Argentina Coreia do Sul 33 x 31 Croácia Polônia 29 x 25 Brasil
Sexta-feira (11) Croácia 33 X 28 Polônia Argentina 17 X 22 Brasil Portugal 33 x 24 Coreia do Sul
Domingo (13) 9h - Argentina x Coreia do Sul 11h - Brasil x Croácia 13h - Polônia x Portugal
Segunda-feira (14) 9h - Polônia x Coreia do Sul 11h - Brasil x Portugal 13h - Croácia x Argentina
Quarta-feira (16) Oitavas de final
Quinta-feira (17) Quartas de final
Sábado (19) Semifinal
Domingo (20) Final
