Espanha é campeã mundial de handebol junior masculino
- Cláudio Moura
- 31 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Espanha, pela primeira vez campeã mundial junior
O domingo, 30 de julho, ficou marcado pelo término de um dos melhores Mundiais da categoria junior masculino. Foram dezenas de jogos de excelente nível técnico, com partidas muito disputadas. A última rodada não poderia ser diferente.
A única exceção do domingo ocorreu na decisão do sétimo lugar, quando a Tunísia massacrou a Rússia por 36 a 21. A decisão do quinto lugar, entre Hungria e Macedônia, foi equilibrada, sendo decidida apenas nos últimos minutos, quando a Hungria abriu quatro gols e venceu por 26 a 22.


Húngaros e Tunisianos comemorando suas vitórias
A disputa pela medalha de bronze também foi acirrada, com a França ganhando por apenas um gol de diferença da Alemanha, 23 a 22.
Só faltava a grande final, que foi maior do que se esperava. Espanha e Dinamarca fizeram um jogo absolutamente igual, tenso e emocionante até o último segundo da prorrogação.
Os dinamarqueses jogaram aproximadamente 40 minutos, no ataque, com sete jogadores e deixando o seu arco sem goleiro. A ação arrojada rendeu alguns bons resultados, com a Dinamarca passando à frente da Espanha em alguns momentos.

Ataque dinamarquês com disparo de longa distância
No segundo tempo a partida seguiu no mesmo ritmo, com os dois goleiros inspiradíssimos, em especial Xoan Ledo, da Espanha, que fechou o gol no final da partida, defendendo um pênalti aos 60 minutos, o que acabou levando o jogo para a prorrogação.
A Dinamarca se manteve sempre à frente do placar nos dez minutos do tempo extra, mas a Espanha sempre descontava. Faltando menos de um minuto para terminar o jogo, com o placar em 38 a 38, Xoan Ledo defendeu duas bolas da Dinamarca. Numa delas ele serviu o lateral esquerdo Dani Dujshebaev, que arremessa a 30 metros do gol da Dinamarca, sem goleiro, e marcou o gol de desempate. Na sequência, faltando três segundos, um jogador da Dinamarca arremessa de longe e Xoan Ledo defende novamente. Espanha campeã!


Xoan Ledo e Dani Dujshebaev os heróis do título

A seleção ideal do mundial
Da esquerda para a direita: Matyas Gyori (armador central, Hungria); Xoan Ledo (goleiro, Espanha); Lukas Mertens (ponteiro esquerdo, Alemanha); Magnus Saugstrup (pivô, Dinamarca); Aleix Gomes (ponteiro direito, Espanha); Lasse Moeller (lateral esquerdo e MVP, Dinamarca); e Dika Men (lateral direito, França).

Posições finais das 24 seleções que participaram do Mundial...
01 Espanha 02 Dinamarca 03 França 04 Alemanha 05 Hungria 06 Macedônia 07 Tunísia 08 Rússia 09 Eslovênia 10 Croácia 11 Noruega 12 Islândia 13 Argentina 14 Argélia 15 Suécia 16 Ilhas Faroe 17 Egito 18 Brasil 19 Coreia do Sul 20 Arábia Saudita 21 Qatar 22 Marrocos 23 Chile
24 Burkina Faso

Galeria de fotos da final do Mundial da Argélia...











