Brasil estreia na Pan-Americano feminino adulto com um massacre sobre os Estados Unidos
- Cláudio Moura
- 19 de jun. de 2017
- 3 min de leitura

Não foi diferente do que era o esperado. O Brasil fez uma estreia à altura de um país que reina absoluto no handebol feminino continental há mais de 20 anos.
A estreia, no grupo A, foi diante dos Estados, às sete e meia da noite de ontem, domingo, 18 de junho, no Ginásio do Clube Villa Ballester, em Buenos Aires, onde está sendo realizado o Pan-Americano da modalidade.
O Brasil chegou a ser surpreendido pela jovem seleção estadunidense, em especial nos primeiros 15 minutos, quando o Brasil, mesmo à frente do placar, não conseguia abrir muito o escore, além de sofrer 4 gols.
Depois de algumas mudanças, efetivadas pelo técnico Sergio Graciano, o Brasil chegou ao final do primeiro tempo com uma vantagem boa: 17 a 7. O Brasil jogou o primeiro tempo com as atletas mais experientes. Esteve relativamente bem no ataque, com Duda Amorim marcando alguns gols, mas sofreu alguns tentos de longa distância, além de goleira Babi ter defendido 11 bolas, uma média alta para um time limitado como os Estados Unidos.

Bruna de Paula, grande destaque no segundo tempo
O segundo tempo apresentou um panorama absolutamente distinto do primeiro. O Brasil voltou com uma equipe renovada, com as atletas mais jovens, e marcou 25 gols, enquanto os Estados Unidos apenas 3.
As entradas de Bruna de Paula, Dani Joia (de cabelo azul na foto do alto) e da Pivô Tamires Costa, deram uma nova movimentação ao sete brasileiro, com muitas roubadas de bola e contra-ataques fulminantes, que levaram o Brasil a um resultado extremamente tranquilo, com uma defesa muito bem armada e contando com uma série de erros dos Estados Unidos, que logo na metade da segunda etapa já estava entregue e sem reação. 42 a 10 foi um resultado muito justo.

As demais partidas da primeira rodada do Pan não trouxeram surpresas. A Argentina, no grupo B, goleou com facilidade a Guatemala. O mesmo ocorreu com o Chile sobre a República Dominicana. No grupo do Brasil, o Paraguai ganhou com muita facilidade da Colômbia. Folgaram na primeira rodada Porto Rico, no grupo A, e Uruguai, no grupo B.
Os resultados do domingo dão um boa noção de quem briga pelo que neste Pan. No grupo do Brasil passam às semifinais Brasil e Paraguai, sem dificuldades. Já no grupo B, Argentina deve ficar com a liderança, enquanto Chile e Uruguai devem lutar pelo segundo lugar. Estados Unidos, Colômbia, Guatemala e República Dominicana, caso não haja surpresas, devem disputar o torneio de consolação, de sétimo a décimo lugares, ao final da fase classificatória.

Programação e resultados do Pan-Americano
Domingo (18)
Paraguai 35 x 17 Colômbia Chile 33 x 11 República Dominicana Argentina 43 x 14 Guatemala Brasil 42 x 10 Estados Unidos
Segunda-feira (19)
13h30 - Estados Unidos x Porto Rico 15h30 - Guatemala x Uruguai 18h - República Dominicana x Argentina 20h - Colômbia x Brasil
Terça-feira (20)
13h30 - Uruguai x República Dominicana 15h30 - Colômbia x Porto Rico 18h - Chile x Argentina 20h - Paraguai x Brasil
Quarta-feira (21)
13h - República Dominicana x Guatemala 15h - Estados Unidos x Colômbia 17h - Paraguai x Porto Rico 19h - Uruguai x Chile
Quinta-feira (22)
14h30 - Paraguai x Estados Unidos 16h30 - Chile x Guatemala 19h - Brasil x Porto Rico 21h - Argentina x Uruguai
Sábado (24)
Semifinais
Domingo (24) Finais
