top of page
Buscar

Acabou o mistério: espanhol Jorge Dueñas de Galarza é o novo técnico da seleção feminina adulta

  • Cláudio Moura
  • 9 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Conforme informações do site Globo Esporte.com, divulgas no último dia seis de junho, a CBHb acertou a contratação do atual treinador da seleção feminina junior espanhola, Jorge Dueñas, de 55 anos. A Confederação vinha negociando com Jorge desde o mês de março. Ele não veio antes, devido ao contrato quem tem com a Real Federação Espanhola de Balonmano, que termina no final de julho.

Jorge começou como atleta profissional, aos 19 anos, em 1981, na posição de goleiro. Jogou por equipes médias da ASOBAL (Liga de Balonmano da Espanha) até 1995, quando se aposentou. Logo a seguir, no mesmo ano, começou sua carreira como treinador, primeiramente de equipes masculinas, até que em meados dos anos 2000 começou a dirigir times femininos, o que o levou à seleção espanhola adulta feminina.

À frente da seleção espanhola, entre 2008 e 2012, foi o grande responsável pela passagem da seleção Ibérica do bloco intermediário do handebol europeu para a elite da modalidade no mundo. Ajudou a conquistar a prata no Europeu de seleções, em 2008, na Macedônia; o bronze no Mundial do Brasil, em 2011; e o bronze olímpico, em Londres/2012.

Com a chegada de Dueñas ao selecionado nacional feminino, espera-se que o Brasil continue o ciclo evolutivo que teve com outros dois espanhóis que dirigiram nossas seleções: Jordi Ribera e Juan Oliver Coronado (foto abaixo), que trabalhou com a seleção masculina por um curto período, e depois dirigiu a seleção feminina de 2006 a 2008, conquistando um sétimo lugar no Mundial da Rússia, em 2007, e um nono lugar na Olimpíada de Pequim/2008.

Juan Oliver Coronado, espanhol que dirigiu a seleção feminina de 2005 a 2008

O outro espanhol que teve um papel decisivo na evolução do handebol, no caso o masculino, foi Jordi Ribera, que esteve no comando da seleção adulta de 2005 a 2007, e novamente do final de 2011 até 2016, quando comandou a renovada equipe brasileira na Olimpíada Rio/2016, quando o Brasil ficou com a sétima colocação, melhor posto do Brasil na história, ganhando inclusive da Alemanha, que ficou com o bronze. Jordi comanda atualmente a seleção espanhola masculina adulta.

Jordi Ribera, outro espanhol que ajudou muito na evolução da seleção masculina

Com a chegada de Jorge Dueñas, no início de agosto, deverá ser confirmado o nome de Sérgio Graciano como auxiliar técnico. Ele será o técnico interino para o torneio "Quatro Nacões", que começa hoje, 9 de junho, e para o Pan-Americano da Argentina, de 18 a 25 de junho; campeonato que classifica os três primeiros países para o Mundial da Alemanha, em dezembro.

Com a colaboração do site Globo Esporte.com; fotos baixadas da Internet.

 
 
 
bottom of page