Brasil é decacampeão de clubes de handebol masculino; Pinheiros é bicampeão Pan-Americano!
- Cláudio Moura
- 29 de mai. de 2017
- 3 min de leitura


EC Pinheiros volta a reinar no handebol Pan-Americano masculino
A tarde do domingo, 28 de maio, foi mais uma página histórica para o handebol brasileiro. A decisão da Décima edição do Pan-Americano masculino de clubes, mais uma vez, como ocorre desde a primeira edição, em 2007, foi protagonizada por dois clubes brasileiros e maiores rivais nos últimos cinco anos: Pinheiros e Taubaté.

Leo Dutra, força, produtividade e muitos gols para o Pinheiros
Foi uma partida de altíssimo nível técnico e muito equilibrada no primeiro tempo, com os predomínios das defesas sobre os ataques. Leo Dutra, pelo Pinheiros, e Zepan, pelo Taubaté foram os que mais conseguiram se destacar no ataque, sendo que o canhoto Zepan marcou os quatro primeiros gols do Taubaté. No final do primeiro tempo, nos últimos cinco minutos, o Pinheiros conseguiu abrir três gols, o que se tratando de uma partida equilibrada, é uma grande vantagem. O placar marcava 13 a 10, ao intervalo, para o clube da capital paulista.

Zepan, do Taubaté, muita eficiência pela lateral direita
O segundo tempo prometia um desfecho sem previsão, pois o Taubaté, com um time muito experiente já reverteu placares adversos em muitas ocasiões. Mas não foi o que aconteceu no domingo. O Pinheiros voltou com força total, com o goleiro Marcão voltando a brilhar, e o placar foi ampliado e administrado pela clube de São Paulo. O Taubaté cometeu alguns erros no ataque que não são costumeiros, o que contribuiu decisivamente para que o Pinheiros, depois de quatro derrotas consecutivas para o Taubaté, em finais do Pan, conseguisse finalmente o seu segundo título continental. A primeira conquista havia sido em 2011.

A festa do clube Azul e Preto paulistano, após o apito final
Com a conquista do título continental, o EC Pinheiros está habilitado a representar as Américas, em setembro, no "Super Globe", o Mundial de clubes, que será disputado em Doha, no Qatar. Nenhum clube brasileiro conseguiu até hoje chegar numa final do mais importante torneio de clubes do mundo. É a grande chance do Pinheiros fazer história também fora do continente.

Os resultados de toda a competição e as colocações finais...
Quarta-feira (24)
Ovalle (CHI) 15 x 32 Taubaté/FAB/Unitau (BRA)
Colégio Alemán (URU) 19 x 27 UNLu (ARG)
Villa Ballester (ARG) 28 x 31 EC Pinheiros (BRA)
Quinta-feira (25)
UNLu (ARG) 32 x 19 Ovalle (CHI)
EC Pinheiros (BRA) 36 x 18 Colégio Alemán (URU)
Villa Ballester (ARG) 18 x 35 Taubaté/FAB/Unitau (BRA)
Sexta-feira (26)
Taubaté/FAB/Unitau (BRA) 33 x 18 Colégio Alemán (URU)
SAG Villa Ballester (ARG) 36 x 26 Club BM Ovalle (CHI)
EC Pinheiros (BRA) 30 x 21 UNLu (ARG)
Sábado (27)
EC Pinheiros (BRA) 34 x 15 Ovalle (CHI)
Colégio Alemán (URU) 18 x 36 Villa Ballester (ARG)
20h - UNLu (ARG) 22 x 27 Taubaté/FAB/Unitau (BRA)
Domingo (28)
Ovalle (CHI) 23 x 21 Colégio Alemán (URU)
UNLu (ARG) 30 x 27 Villa Ballester (ARG)
EC Pinheiros (BRA) 28 x 20 Taubaté (BRA)
Campeão: Pinheiros; vice-campeão=Taubaté; terceiro colocado=Universidade de Luján (Argentina); quarto lugar=Villa Ballester (Argentina); quinto lugar= Clube Ovalle (Chile); e sexto lugar=Clube Alemão (Uruguai).

Time ideal do campeonato, escolhido pelos técnicos e pela imprensa
Da esquerda para direita: Vinícius Teixeira=Pivô (Taubaté); André Silva=armador central (Taubaté); André Soares, o "Alemão"=ponteiro esquerdo (Taubaté) Marcos Paulo dos Santos, o "Marcão"=goleiro (Pinheiros); Leo Dutra=lateral esquerdo (Pinheiros); Federico Pizzaro=lateral direito e MVP= Universidade de Luján (Argentina); e Andres Kogovsek=ponteiro direito (jogador mais velho da competição, com 43 anos, do Villa Ballester, da Argentina).

Galeria da grande final...










Galeria das premiações e da festa do EC Pinheiros...









O site Handebol para Todos agradece toda a Imprensa argentina, em especial à Femebal, pela qualidade do trabalho dos seus fotógrafos e pela transmissão de todas as partidas em livestream. Agradecimentos também ao "Deport TV", canal público, que transmitou em HD as principais partidas, também pelo seu site.

Nas figuras desses fotógrafos, o nosso reconhecimento pelo excelente trabalho realizado também por todos os técnicos, operadores de rádio e de TV, pessoal da Informática, produtores e equipe da infraestrutura do evento; todo o pessoal que trabalha duro e pouco aparece ou é lembrado.
