Décima edição do Pan-Americano masculino de clubes será disputada no final de maio, na Argentina
- Cláudio Moura
- 8 de mai. de 2017
- 3 min de leitura

Taubaté, um dos tricampeões do Pan-Americano de Clubes
Acontece entre 24 e 28 de maio, no ginásio do SAG Villa Ballester, em Buenos Aires, a décima primeira edição do Pan-Americano masculino de clubes, que começou em 2007 e só não foi disputado em 2010. Foram oito edições no Brasil e será a segunda consecutiva na Argentina.
O Brasil domina até aqui por completo o campeonato. Jamais esteve fora de uma final, sempre com dois clubes. Os campeões: Metodista/São Bernado-tricampeã; Taubaté-tricampeã; Pinheiros-bicampeão; e Londrina-campeão.
O torneio em 2017 terá o formato de todos contra todos, em cinco rodadas, envolvendo todos contra todos. Serão dois clubes argentinos, dois clubes brasileiros, um uruguaio e um chileno: Nossa Senhora de Luján e Villa Ballester (Argentina); Pinheiros e Taubaté (Brasil); Balónmano Ovalle (Chile); e Colégio Alemão (Uruguai).
O campeão garante vaga no "Super Globe", em setembro, possivelmente no Qatar. O torneio equivale ao Mundial de Clubes. No continente americano, desde a primeira edição, somente clubes brasileiros participaram.
A seguir, mais informações e opinião sobre o Pan-Americano de clubes, compartilhadas do site "7 Metros" (handebol total)...

PAN DE CLUBES, BUENOS AIRES, 24-28 DE MAIO
Tudo parece um filme repetido no Pan de Clubes. Assim como ano passado, a "Libertadores do Handebol" será disputada na capital portenha neste mês de maio. A organização da edição anterior foi extremamente elogiada, com transmissão de Streaming de todos os jogos.Novamente os participantes brasileiros serão Handebol Taubaté e Pinheiros Handebol.
A equipe do Vale do Paraíba é a atual tetracampeã do torneio. Com uma base sólida de algumas temporadas, o conjunto de Tatá se reforçou com algumas jovens promessas, como Guilherme Miguel e Leonardo Comerlatto. Em relação ao ano passado, a saída de Maik Ferreira dos Santos sem dúvida é uma perda, mas o nível na baliza está garantido com a presença de Rick Miles.
Já o time azul e preto da capital paulista, vem forte para reconquistar um troféu que não vê desde 2011. Agregou muita experiência e qualidade a um plantel jovem com as contratações de Diogo Hubner - Handebol e Zeba #03. Além disso, o time de Hortelan conta com as duas máquinas mortíferas Julian Souto Cueto (argentino) e Léo Dutra.
A grande novidade do Pan deste ano, que coloca algum tempero interessante na competição, é a equipe local de UnLu. Campeã de tudo na última temporada no país vizinho, o time da região de San Fernando conta com Fede Pizzaro, Fede Fernandez e Juan Pablo Fernandez, presenças constantes nas convocações dos Gladiadores (seleção Argentina). Recentemente Juan Bar, bom goleiro que também já havia sido chamado por Daddy Gallardo, (ex-treinador da seleção argentina) foi integrado ao grupo. Sem dúvida nenhuma a UnLu é a grande ameaça para tirar o título de um clube brasileiro pela primeira vez na história do torneio.
Completam a competição a tradicional equipe de SAG Villa Ballester,da Argentina, com o histórico extremo direito Andres Kogovsek como seu capitão; e Colégio Alemão, do Uruguai, e BM Ovalle, do Chile, que devem ser meros figurantes.
Com o formato de disputa de todos contra todos, teremos a oportunidade de ver o nível das equipes. Pinheiros e Taubaté farão o último jogo no domingo dia 28. Torcemos para que o título fique no Brasil, e a partida seja novamente a final do Pan.

Tabela do Pan-Americano masculino de clubes
Dia 24, quarta-feira: Ovalle x Taubaté, Pinheiros x Villa Ballester, e Luján x Colégio Alemão
Dia 25, quinta-feira: Pinheiros x Colégio Alemão, Pinheiros x Luján e Villa Ballester x Ovalle
Dia 26, sexta-feira: Taubaté x Colégio Alemão, Pinheiros x Luján e Villa Ballester x Ovalle
Dia 27, sábado: Pinheiro x Ovalle, Colégio Alemão x Villa Ballester e Taubaté x Luján
Dia 28, domingo: Ovalle x Colégio Alemão, Villa Ballester x Luján e Pinheiros x Taubaté
