Argentina é campeã Pan-Americana juvenil masculina
- Cláudio Moura
- 24 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

Depois de cinco títulos consecutivos, sempre sobre a Argentina, o Brasil foi derrotado pelo eterno rival alviceleste na final do Pan-Americano juvenil, em Santiago do Chile, num jogo que teve todos os ingredientes de uma final de esporte coletivo entre brasileiros e argentinos.

A épica final, realizada às 20h do sábado, 22 de abril, foi absolutamente equilibrada até o último segundo da prorrogação. As defesas e os goleiros estiveram muito bem, superando os ataques durante todo o jogo. O primeiro tempo terminou empatado em 8 a 8.
O Brasil perdeu a única penalidade máxima ocorrida na partida, desperdiçada pelo ponteiro esquerdo Guilherme Torriani, que perdeu também um gol cara a cara com o goleiro argentino. O Ponteiro direito Ronaldo Catarino também perdeu um gol na mesma situação de Torriani. As três chances desperdiçadas, num jogo de tamanho equilíbrio, acabaram sendo fatais para o Brasil ao final da partida.

No segundo tempo o equilibrio permaneceu. A Argentina marcou o nono gol aos quatro minutos, mas o Brasil empatou e virou, chegando a 12 a 9. A seleção brasileira ficou à frente da Argentina até os 23 minutos, com dois ou três gols de diferença. Os argentinos reagiram e empataram o jogo aos 25 minutos, tendo a bola do jogo nos últimos segundos sendo disparada na trave brasileira. Placar no tempo normal, 16 a 16.
A partida foi para a prorrogação de dez minutos, dividida em dois tempos de cinco. O Brasil ganhou a primeira parte por 19 a 18. Os últimos cinco minutos foram muito emocionantes. A Argentina virou o placar e chegou a 21 a 19, faltando um minuto para o final. O Brasil descontou faltando trinta segundos, mas não teve forças para empatar, o que levaria a decisão para a cobrança alternada de tiros da marca dos sete metros.
O Brasil teve o maior número de atletas na seleção do campeonato, além do ataque mais positivo; ganhou seis jogos e perde apenas um. A Argentina ganhou as seis partidas que disputou.
Na desição do bronze, às 17h, o Chile passou sem problemas pela Venezuela, por 35 a 20. O México ficou com a quinta e última vaga continetal para o Mundial da Geórgia, ao vencer o Uruguai por 25 a 15.
A seguir, as posições finais do Pan-Americano masculino juvenil, realizado em Santiago do Chile. As equipes indicadas pelo asterisco representarão o continete americano, em agosto, no Mundial da Geórgia.

1° | Argentina *
2° | Brasil*
3° | Chile*
4° | Venezuela*
5° | México*
6° | Uruguai
7° | Canadá
8° | Paraguai
9° | Costa Rica
10° | Porto Rico
11° | Estados Unidos

Resultados da última rodada do Pan-Americano juvenil masculino, em 22 de abril, sábado...
11h 9°/11° | Porto Rico x Estados Unidos 25 x 24
13h 7°/8° | Canadá 32 x 24 Paraguai
15h 5°/6° | México 25 x 15 Uruguai
17h 3°/4° | Chile 35 x 20 Venezuela
19h 1°/2° | Argentina 22 x 21 Brasil
Folgou a Costa Rica, no grupo A

Equipe Ideal do Pan Americano
Goleiro: Santiago Giovagnola (Argentina) Ponteiro esquerdo: Guilherme Torriani (Brasil) Ponteiro direito: Martín Arakaki (Argentina) Lateral esquerdo: Paulo Oliveira Cândido (Brasil) Lateral Direito: Leonardo Comerlatto (Brasil) Central:Yericson Monroy ( Venezuela) Pivô: José Luis López (Chile)
Melhor atleta da competição: Paulo Cândido (Brasil)

Seleção Juvenil Masculina
Goleiros - Jeroty Rodrigues Carlos (Metodista/ São Bernardo/Besni-SP) e Lucas Pereira dos Santos (São José dos Campos-SP).
Armadores - Guilherme Borges Moraes Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Gustavo Nogacz (EC Pinheiros-SP), Jonathan Fernandes da Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Leonardo Marcelo Comerlatto (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal) e Pedro Augusto Mota Teles (ASHb/Sorriso-MT).
Central - Marcos Vinnycius Freire Guimarães (Sport Recife/Uninassau-PE) e Matheus Lucas Gerhardt (ASHb/Sorriso-MT).
Pontas - Allefer Higor Bellan (Aceu/Univali/FMEBC-SC), Guilherme Miguel Laranjeiro Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Leandro Alves Monte da Silva (EC Pinheiros-SP) e Ronaldo Catarino Júnior (Vegus/Guarulhos-SP).
Pivôs - Carlos Eduardo dos Santos Júnior (Campos/Flamengo-RJ) e Edney Silva Oliveira (Maringá-PR).
Comissão técnica
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Drean Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Chefe de equipe: Marcus Oliveira (Tatá)
Galeria de fotos da final








O site Handebol para Todos agradece a excelente cobertura feita pela Federação Pan-Americana de Handebol e pela Federação Chilena, que disponibilizaram fotos e link para todas as partidas do torneio.
