Handebol masculino adulto da Argentina tem novo técnico
- Cláudio Moura
- 14 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

A Confederação Argentina de Handebol anunciou na quarta-feira, dia 12 de abril, o novo comandante da sua seleção adulta masculina. Trata-se do experiente treinador espanhol Manolo Cadenas, que comandou a seleção do seus país de 2014 até maio de 2016, quando foi eliminada num dos grupos do pré-olímpico do Rio de Janeiro. Manolo foi então substituído pelo também espanhol Jordi Ribera, que dirigiu o Brasil no último ciclo olímpico.
Manolo chega com ótimas credencias no handebol europeu. Ele substitui Eduardo Gallardo, que esteve à frente do selecionado alviceleste por quase uma década.
O novo treinador assume em maio, e com ele será apresentada a nova comissão técnica, que tem como missão número um classificar a Argentina para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A principal oportunidade para o feito será na disputa dos Jogos Desportivos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019. Manolo é o segundo espanhol a dirigir a Argentina, Jordi Ribera já havia estado à frente da seleção entre 2004 e 2005.
Manolo Cadenas, à frente da seleção espanhola, conquistou ótimos resultados: vice-campeão europeu na Dinamarca (2014) e Polônia (2016); e quarto colocado no Mundial do Qatar, em 2015.
Ele também foi treinador de vários clubes espanhóis, a partir de 1986. Dentre eles se destacam os excelentes trabalhos à frente do Clube Ademar León e do FC Barcelona, além de ter dirigido o Wisla Plock, da Polônia, de 2013 a 2016, clube onde joga o brasileiro José Toledo, lateral direito da seleção brasileira.

Reprodução de imagem do canal argentino TYC Sports