Seleções masculinas juvenil e junior preparam-se para os Pan-Americanos da modalidade
- Cláudio Moura
- 8 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Guilherme Torriani, ponteiro esquerdo da seleção junior
O handebol masculino brasileiro, nas suas categorias de base, tem dois compromissos importantes no primeiro semestre de 2017. O primeiro é no mês de março, a partir do dia 20, no Paraguai. O Brasil defende o atual título do Pan-Americano da modalidade.
O técnico Hélio Justino convocou 16 atletas para a competição. O ponteiro esquerdo Guilherme Torriani e lateral direito Gabriel Ceretta fizeram parte do grupo que esteve no Mundial masculino adulto, na França, em janeiro de 2107.
É notável o número de jovens atletas que já com menos de 21 anos atuam na Europa, o que dá uma experiência precoce para os atletas brasileiros.
A seleção treina de 16 a 19 de março do Centro Nacional de Desenvolvimento do handebol, em São Bernardo do Campo/SP. A idade para a categoria junior é entre 18 e 21 anos.
A Federação Pan-Americana de Handebol ainda não divulgou o número de participantes e nem o formato da disputa. Sabe-se apenas que os três primeiros colocados se classificam para o Mundial da Argélia, em junho de 2017.
Seleção Júnior Masculina de Handebol
Goleiros - Marcos Vinicius Colodeti (São Bernardo/Metodista-SP) e Murillo Araújo Santana (EC Pinheiros-SP).
Armadores - André Gonçalves de Lima Amorim (BM Villa de Aranda-Espanha), Gabriel Ceretta Jung (Anaitasuna-Espanha), Guilherme Leonel Costa da Silva (EC Pinheiros-SP), Leonardo Dutra Ferreira (EC Pinheiros-SP), Patrick André Toniazzo Lemos (FC Porto-Portugal) e Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal).
Centrais - Henrique José Petter Solenta (BM Villa de Aranda-Espanha) e Leonardo Abrahão Silveira (EC Pinheiros-SP).
Pontas - Cauê Ceccon Baptista (EC Pinheiros-SP), Guilherme Miguel Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (ADJF/Independência Trade-MG) e Pedro Paulo Alves Júnior (MRV/Unicesumar/Londrina-PR).
Pivôs - Edney Silva Oliveira (PM Maringá/Unimed/Unifamma-PR) e Wagner Tenório Alves (Associação Brasileira 'A Hebraica'-SP).
Comissão técnica
Técnico: Hélio Lisboa Justino
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Coordenador Nacional de Seleções: Washington Nunes

A seleção juvenil jogará o Pan-Americano entre 15 e 22 de abril, no Canadá, e também defenderá o atual título continental. O torneio classifica cinco seleções para o Mundial da Geórgia, em agosto de 2017.
Onze seleções disputarão o Pan-Americano, número recorde para a competição. Não foi divulgado também o formato e nem a tabela do evento. A seleção brasileira deverá ser convocada no final do mês de março. A idade para a categoria juvenil é entre 17 e 18 anos.
