Noruega passa pela Croácia, na prorrogação, e faz a final do Mundial masculino contra a França
- Cláudio Moura
- 28 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Noruegueses comemorando a vitória na semifinal contra a Croácia
Uma partida espetacular, na noite desta sexta-feira, 27 de janeiro, foi o que ocorreu na segunda semifinal do Mundial masculino de handebol, que está sendo jogado na França.
Noruega e Croácia fizeram uma partida digna de uma semifinal, com emoção do primeiro ao último minuto da partida, que foi para a prorrogação após um empate em 22 gols no tempo normal.
O jogo foi muito disputado, com uma leve supremacia dos croatas no primeiro tempo. Na etapa final, os dois times voltaram a todo vapor, mas durante alguns minutos ocorreram erros dos dois lados, mantendo o placar equilibrado, mas com uma acentuada queda de aproveitamento dos ataques e no nível técnico do jogo.

Sittrup Bergeru, goleiro da Noruega, o herói do jogo para os escandinavos
A Croácia ganhava a partida por dois gols nos últimos três minutos de jogo, mas deixou a Noruega empatar faltando pouco menos de um minuto para o fim da partida.
Na saída de bola, faltando 20 segundos para o final da partida, numa jogada bem executada pela Croácia, o pivô Musa sofreu uma penalidade máxima, com o cronômetro zerado. Só havia tempo para a cobrança, e mais nada.
Era a grande chance da Croácia ganhar a partida sem a prorrogação. O experiente ponteiro direito Horvat, batedor oficial de sete metros (o pênalti do handebol), foi para a cobrança e errou, com o goleiro Bergeru, eleito o melhor em quadra, defendendo de forma espetacular o arremesso. A partida foi para a prorrogação de dez minutos com a Noruega com a moral elevada.

Horvat, ponteiro direito da Croácia, foi o "vilão" na derrota para a Noruega
O primeiro tempo da prorrogação seguiu equilibrado e acabou com a vitória da Croácia por um gol (24 a 23).
Nos últimos cinco minutos, no segundo tempo, os croatas cometeram sucessivas falhas, o que custou a seleção dos Bálcãs sua passagem à quinta final em um Mundial. A Croácia tem um Mundial, em 2003/Portugal, e três vices.
A Noruega venceu por 28 a 25, chegando pela primeira vez a uma final no masculino, de forma justa e incontestável.
Disputa da medalha de bronze
Eslovênia x Croácia, sábado (28), as 17h e 45min
Disputa do título do Mundial
França x Noruega, domingo (29), às 14h e 30min
Galeria de fotos







