Brasil está pronto para a estreia no Mundial masculino
- Cláudio Moura
- 10 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

A seleção masculina adulta já está na França, onde disputa a partir de quarta-feira, 11 de janeiro, mais um Mundial da categoria. O Brasil, com uma seleção que mescla experiência e majoritariamente juventude, vai em busca da sua melhor colocação no campeonato, superando o décimo terceiro lugar na Espanha, em 2013.
Os bons resultados continentais em 2015 e 2016, quando Brasil reassumiu a hegemonia na Américas, que esteve com a Argentina entre 2012 e 2014, além das boas participações nos Mundias de 2013/Espanha, e Qatar/2015, geram na comunidade do handebol boas expectativas para um excelente desempenho da seleção nacional.
O Brasil no sorteio dos grupos ficou no grupo A, que tem a França com maior potência, buscando o seu sexto título mundial. E é justamente contra os franceses que o Brasil estreia, em Paris, no dia 11, às 17h e 45min (horário de Brasilia). Um adversário que foi medalha de prata na Rio/2016 e que renovou parte do seu grupo, mas que não perdeu sua força, muito pelo contrário.
As demais seleções (Polônia, Rússia, Noruega e Japão) estão no mesmo nível do Brasil, sendo que o Japão um pouco abaixo.
Os brasileiros jogarão, de fato, sua sorte na continuidade na competição, à fase de quartas de final, diante dessas quatro equipes. A Rússia, que é grande no cenário mundial, teve sua última conquista de expressão na Olimpíada de Atenas/2004, com uma medalha de bronze. Depois disso, em meio a uma prolongada renovação, vive de alguns altos e muitos baixos. A Polônia, quarta colocada na Rio/2016 e terceira no Mundial do Qatar/2015, vive um momento não dos melhores, com quatro baixas por lesões, além de uma renovação feita às pressas...
A Noruega é uma seleção tradicional, mas não tem a mesma força de suas vizinhas Suécia, Dinamarca e Islândia, mas mesmo assim será um adversário muito difícil. O Japão, que também tem uma seleção muito jovem,. teoricamente é o adversário mais fácil para o Brasil no grupo A, mas numa competição de tamanha envergadura todo o cuidado é pouco.
Tudo está por ser escrito. O site "Handebol para Todos" estará com a cobertura completa do Mundial, na torcida por um grande desempenho da nossa seleção.
Os canais Sport TV e ESPN transmitirão todas as partidas da seleção brasileira, além das semifinais e da decisão do bronze e da grande final, em 29 de janeiro.
