Brasil e Suíça decidem, no domingo (8), o título da "Yellow Cup" de handebol masculino
- Cláudio Moura
- 7 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Depois das duas primeiras rodadas da quadragésima quinta edição da "Yellow Cup", que é sempre realizada na Suíça no mês de janeiro, desde 1982, Brasil e Suíça decidem o título neste domingo, às 13h e 15 minutos (horário de Brasília).
O torneio que está sendo disputado na cidade Winterthur vem demonstrado que a seleção da casa está muito bem colocada na disputa por uma vaga nas finais de Euro 2018 não por acaso.
Os suíços ganharam com facilidade, por 29 a 18, da Eslováquia, na noite da sexta-feira (6). No sábado, sete de janeiro, foi a a vez da Suíça derrotar, com um pouco mais de dificuldade (25 a 19), a Romênia, chegando à final contra o Brasil, no domingo (8), com um leve favoritismo.

A seleção brasileira, também invicta e com cem por cento de aproveitamento no torneio (duas vitórias), fez um jogo muito equilibrado contra a Romênia na estreia, na sexta-feira, 6 de janeiro. Foi um jogo muito equilibrado, com as defesas se sobressaindo sobre os ataques. O estilo de jogo das duas equipes é muito parecido.
O primeiro tempo terminou empatado em 15 a 15. O Brasil ganhou o jogo quando livrou três gols de frente entre os 23 e os 27 minutos da etapa final, mesmo assim correu o risco de sofrer o empate nos últimos segundos, quando a Romênia reagiu.
O técnico Washington Nunes rodou bem o seu grupo dando chances a todos os atletas. Os ponteiros esquerdos Clayriston Novais e Guilherme Torriani, estreantes na seleção adulta, tiveram atuações discretas no jogo contra a Romênia. Eles substituem os experientes titulares Felipe Borges e André Soares ("Alemão"), que estão lesionados.

No jogo do sábado, (7), o Brasil teve uma tarefa mais fácil, passando com tranquilidade pela Eslováquia, a equipe mais fraca do torneio, por 30 a 20 (15 a 8, para o Brasil, no primeiro tempo).
Nas duas primeiras partidas do torneio, como era esperado, a comissão técnica testou diferentes estilos de jogo e de posicionamento. É de se imaginar que Washington Nunes tenha uma estratégia definida para a final contra a Suíça, que por certo virá com força total para passar pela atual seleção número um das Américas.

Atacante suíço vibrando com um gol contra a Eslováquia
Yellow Cup
Sexta-feira (6)
Suíça 29 x 18 Eslováquia
Brasil 25 x 24 Romênia
Sábado (7)
Eslováquia 20 x 30 Brasil
16h - Suíça 25 x 19 Romênia
Domingo (8)
10h30 - Romênia x Eslováquia
13h15 - Suíça x Brasil
Seleção Brasileira
Goleiros - César Augusto de Almeida 'Bombom' (OIF Arendal-Noruega) e Maik Santos (AL-Rayyan-Qatar).
Armadores - Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha), Haniel Lângaro (BM Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Hungria), Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna-Espanha), Thiago Alves Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).
Centrais - Henrique Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambery Savoie Handball-França).
Pontas - Claryston David Cordeiro Novais (ADJF/Independência Trade-MG), Fábio Chiuffa (KIF Kolding Kobenhav-Dinamarca), Guilherme Torriani (Vegus/Guarulhos-SP) e Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha).
Pivôs - Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Rogério Moraes (WC Vardar-Macedônia) .
Comissão técnica
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Hélio Lisbo Justino
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Fernando Millaré
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques
