Convocada a seleção masculina adulta que jogará o Mundial da França em janeiro
- Cláudio Moura
- 23 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Gabriel Ceretta, de 20 anos, é um dos laterais direitos convocados
O Técnico Washington Nunes convocou, na quarta-feira, (22), os 16 atletas que farão parte do grupo que disputará o Mundial da França, a partir de janeiro de 2017.
As ausências mais sentidas são a dos dois ponteiros esquerdos titulares, que vinham jogando pela seleção nos últimos oito anos: Felipe Borges e André Soares ("Alemão"), ambos lesionados. Washington convocou para a posição os dois ponteiros do Taubaté/SP, atual campeão brasileiro e tetracampeão Pan-Americano de clubes. São eles: Claryston David e Guilherme Torriani, os únicos convocados que jogam no Brasil.

Thiago Ponciano, de 20 anos, novidade na lateral esquerda
Washington Nunes aposta na renovação da seleção adulta visando, em especial, a Olimpíada de Tóquio/2020.
A seleção ainda tem outros nomes de qualidade que podem ser chamados para as próximas convocações: os pivôs Alês Silva, Vinícius Teixeira e Panda; o ponteiro direito Wesley Freitas; e os laterais pela esquerda Raul Nantes, Arthur Patrianova, Guilherme Valadão, Leo Santos, e Gustavo Silva, lateral direito, que joga no FC do Porto, de Portugal; e os goleiros Rick Nascimento e Rangel Rosa, de 20 anos, que joga na Romênia.

Entre 11 e 21 de dezembro, em São Bernardo do Campo/SP, Washington Nunes trabalhou com atletas que se destacaram na Liga Nacional 2016. O técnico brasileiro aproveitou para avaliar jogadores que poderão compor a seleção no futuro. Ele fez uma avaliação muito boa do período de treinamentos, que contou com a presença de José Toledo, lateral direito titular, que joga na Polônia.

César Agusto, o "Bombom", convocado para o arco brasileiro
A seleção viaja nos últimos dias de 2016 para a Suíça onde participa nos primeiros dias de 2017 de um quadrangular com a dona da casa, a Eslováquia e a Romênia, boas e tradicionais seleções, mas que não se classificaram para o Mundial.
Aqui os adversários do Brasil e as datas da primeira fase do Mundial da França:
Grupo A, em Nantes
França, dia 11 de janeiro
Polônia, dia 14 de janeiro
Japão, dia 15 de janeiro
Noruega, dia 17 de janeiro
Rússia, dia 19 de janeiro

Goleiros - César Augusto de Almeida 'Bombom' (OIF Arendal-Noruega) e Maik Santos (AL-Rayyan-Qatar).
Armadores - Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha), Haniel Lângaro (BM Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Hungria), Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna-Espanha), Thiago Alves Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).
Centrais - Henrique Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambery Savoie Handball-França).
Pontas - Claryston David Cordeiro Novais (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Chiuffa (KIF Kolding Kobenhav-Dinamarca), Guilherme Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP) e Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha).
Pivôs - Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Rogério Moraes (WC Vardar-Macedônia) .
Comissão técnica
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Hélio Lisboa Justino
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Fernando Millaré
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques
